Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Importância da responsabilidade técnica na área da Agronomia foi tema de palestra durante a Agrobalsas  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

As responsabilidades dos profisssionais de Agronomia foi o tema da palestra do engenheiro mecânico Wesley Assis, superintendente de fiscalizacao do CREA no Estado do Maranhão, na tarde de quarta-feira, 17/05, durante a Agrobalsas, que acontece na cidade de Balsas, região Sul do Estado, no período de 16 a 20 de maio. O evento é promovido pel FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) na Fazenda Sol Nascente e espera reunir um público de mais de 100 mil pessoas durante quatro dias de duração.

 

Wesley falou sobre o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Estado do Maranhão e suas atribuições, que é fiscalizar o exercício e as atividades profissionais dos engenheiros agrônomos do Estado. “O engenheiro agrônomo tem que estar muito atento à sua responsabilidade técnica ”, afirmou Wesley, que enfatizou na sua palestra os compromissos e responsabilidades que o profissional assumem perante o seu trabalho

 

Ele citou a obrigatoriedade do preenchimento do registro da RP de cargo e função, por exemplo, que tem como objetivo informar ao CREA o vínculo profissional dos engenheiros com empresas ou órgãos.

 

Outro assunto da palestra foi o receituário agronômico, que é usado para prescrever os defensivos que são aplicados na lavouras. “É muito importante que o profissional acompanhe de fato a execução desse receituário, pois isso faz parte da sua responsabilidade como profissional de agronomia”, salientou.

 

Segundo Weslei, o profissional tem que acompanhar todo o processo de aplicação, pois quem aplica não é ele. “Então ele tem que acompanhar se está sendo aplicado de forma correta e no local correto. Os engenheiros agrônonos do Maranhão ainda não têm o hábito de fazer o registro do receituário agronômico no sistema oficial do CREA/MA, por isso a entidade está se empenhando em ações para mudar essa realidade”, afirmou.

 

O trabalho de fiscalização do CREA/MA é feito em parceria com outras agências. O objetivo é alcançar a maioria do preenchimento desses formulários. “Assim, a gente consegue ter a rastreabilidade do uso desses agrotóxicos, assim como mensurar o trabalho de assistência técnica dos profissionais no Estado”, finaliza.

 

A programação completa da feira pode ser acessada pelo site oficial: https://www.agrobalsas.com.br

 

Diariamente, de 16 a 20 de maio, também acontece transferência de informações e tecnologias durante a feira, com atividades como o Dia de Campo Mirim, Visita nas Vitrines Vivas de Culturas e Animais e através de cursos e oficinas no Auditório do Parque Agrobalsas.

 

ATENÇÃO JORNALISTA: imagens, vídeos deste conteúdo e de toda a programação da Agrobalsas podem ser baixados através o link https://drive.google.com/drive/folders/1H4pjFlV7h4PZXrYpRLNpB3vSCQ1Jdc7O?usp=sharing

 

SERVIÇO

O QUE É: Agrobalsas

ONDE: Fazenda Sol Nascente, em Balsas, região Sul do Maranhão.

QUANDO: de 16 a 20 de maio de 2023

SITE OFICIAL: www.agrobalsas.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Newmidia Comunicação – Jair Reinaldo dos Santos (45) 99972-6113.