Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Chefe da Fiscalização de Agrotóxicos do MAPA  fez palestra sobre ações de combate a agrotóxicos ilegais durante Agrobalsas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

Julio César Alves de Lima, chefe do setor de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) esteve palestrando na tarde desta quarta-feira, 17/05, na Agrobalsas, feira que acontece na cidade de Balsas, região Sul do Estado, no período de 16 a 20 de maio. O evento é promovido pel FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) na Fazenda Sol Nascente.

 

Ele fez um resumo das ações de fiscalização do setor, que hoje envolve a atividade pela lei nº 7.802, que trata sobre os agrotóxicos e principalmente as questões que envolvem hoje o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído para fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços. “O programa visa combater contrabando e crime organizado e crimes transfronteiriços e envolve diversos órgãos de fiscalização, entre eles as forças policiais”, afirmou Júlio César.

 

Segundo ele, a fiscalização no Estado do Maranhão ainda é muito primária e o setor está iniciando trabalhos mais intensos na região, junto com a AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) e os órgãos de fiscalização do Estado. “Essa vinda nossa para a Agrobalsas é importante para contribuir para conscientizar e levar informações para o produtor rural sobre essas questões que impactam diretamente a economia estadual e a produtividade no campo, uma vez que o produto ilegal não tem a eficácia de um produto original”, afirma.

 

“Nossa peocupação é sempre que os insumos consumidos pelos produtores rurais tenham esses cuidados, que sejam produtos registrados, com controle de qualidade”, salienta. Júlio César afirma que uma da grandes preocupações do Ministério da Agricultura é que muitos produtos ilegais levam pragas para as lavouras. Ele cita o caso em que foi identificado um patógeno humano em sementes ilegais. “Se uma semente dessas é utilizada num produto in natura, essa doença será transmitida para toda a população”, afirma Júlio. Ela comemora o comprimento de diversos órgãos, que está tornando o trabalho de fiscalização muito proveitoso no Maranhão.

 

Outra situação muito comum é se deparar com produtos rurais utilizando produtos ilegais sem saber. Júlio diz que o setor já se deparou com várias situações onde o produtor é vitima de quadrilhas especializadas que se especializaram em falsificar os produtos. “Existe uma rede por trás disso tudo e nem sempre o estabelecimento que comercializou esses produtos ilegais tem conhecimento da irregularidade”, salienta. Mas o MAPA tem acompanhando isso através dos trabalhos de inteligência e de parcerias com o IBAMA, Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal e identificando os infratores para justamente tentar coibir a venda de um produto que engana o produtor. “Ele está enganado, comprando um produto que não vai funcionar”, finaliza.

 

A programação completa da feira pode ser acessada pelo site oficial: https://www.agrobalsas.com.br

 

Diariamente, de 16 a 20 de maio, também acontece transferência de informações e tecnologias durante a feira, com atividades como o Dia de Campo Mirim, Visita nas Vitrines Vivas de Culturas e Animais e através de cursos e oficinas no Auditório do Parque Agrobalsas.

 

ATENÇÃO JORNALISTA: imagens, vídeos deste conteúdo e de toda a programação da Agrobalsas podem ser baixados através o link https://drive.google.com/drive/folders/1H4pjFlV7h4PZXrYpRLNpB3vSCQ1Jdc7O?usp=sharing

 

SERVIÇO

O QUE É: Agrobalsas

ONDE: Fazenda Sol Nascente, em Balsas, região Sul do Maranhão.

QUANDO: de 16 a 20 de maio de 2023

SITE OFICIAL: www.agrobalsas.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Newmidia Comunicação – Jair Reinaldo dos Santos (45) 99972-6113.