Concessionária apresenta balanço da atuação no período
![](https://conexaoruralbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/BR-163-2.jpg)
Sinop (MT), 20 de dezembro de 2022 – Após 30 dias do início da oferta de serviços aos usuários da BR-163/230, entre Sinop (MT) e o acesso aos portos em Miritituba (PA), a Via Brasil BR-163 apresenta os principais resultados alcançados.
No período, foram realizados 6.048 atendimentos a ocorrências diversas, uma média de 200 ocorrências atendidas por dia. Dessas, cerca de 30% foram recolhimentos de objetos na pista, como ressolagens de pneus, serviço fundamental para contribuir com a segurança viária.
As panes mecânicas de veículos representaram aproximadamente 13% do total de atendimentos, o que alerta para a necessidade de os motoristas revisarem os veículos antes de pegar a estrada. Além das panes mecânicas, foram 390 ocorrências de pane seca, elétrica, superaquecimento do motor e bateria descarregada, problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva, evitando contratempos na viagem.
Com o início da operação, um dos serviços mais importantes para o usuário é o monitoramento da rodovia, 24h, pelas viaturas de inspeção de tráfego. Na Via Brasil BR-163 são 23 veículos circulando ininterruptamente os mais de mil quilômetros sob concessão. Ao todo, foram cerca de 700 horas inspeção, 291 abordagens a usuários na rodovia para auxílios diversos e mais de 280 mil quilômetros percorridos.
Os guinchos leves auxiliaram 155 veículos, sendo o principal atendimento relacionado a panes diversas. A remoção feita pela concessionária leva o veículo para um ponto seguro mais próximo, para que o usuário possa procurar assistência técnica em segurança. Já os guinchos pesados, voltados para auxílio a veículos de maior porte, atuaram no guinchamento 136 veículos. Esses guinchos tiveram papel importante também no destombamento 20 veículos de carga.
RESGATE DE ANIMAIS
![](https://conexaoruralbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/BR-163-1.jpg)
As ocorrências com animais também merecem destaque, representando quase 13% do total de atendimentos. Em 15 de dezembro, equipes da concessionária precisaram interromper o tráfego no quilômetro 1.091, em Guarantã do Norte, para a travessia de uma família de capivaras (foto).
No mesmo dia, em Terra Nova do Norte, km 985, em parceria com Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, nossas equipes apoiaram o resgate de uma anta, animal silvestre e maior mamífero terrestre da fauna brasileira.
Já em 18 de dezembro, um papagaio no acostamento foi resgatado por uma viatura de inspeção pois não conseguia voar. Tanto a anta como o papagaio foram encaminhados para clínicas veterinárias da região, onde recebe cuidados.
Os serviços da concessionária incluem 4 bases operacionais, uma em Cláudia (MT), no Km 897, duas em Novo Progresso (PA), sendo uma próxima à divisa MT/PA e a outra no km 293, e uma no km 604, próximo a Trairão (PA). Para acionar a Via Brasil, o usuário pode entrar em contato diretamente nessas bases, ou pelo telefone 0800-5000-163. No site www.viabrasilbr163.com.br é possível acompanhar o calendário de obras, o que permite ao usuário programar melhor o seu deslocamento pela rodovia.
SOBRE A VIA BRASIL BR-163
A Via Brasil BR-163, empresa do grupo Conasa, é a concessionária responsável pela gestão dos 1.009 quilômetros que ligam o Mato Grosso a portos no Pará, atendendo 12 municípios entre Sinop, no Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará. Trata-se da primeira concessão de uma rodovia federal na Região Norte do país.
O trecho é um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e Norte, ligação da produção do agronegócio aos terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).
O contrato tem duração de 10 anos e tem previsão de mais de R$ 2 bilhões de investimentos, destinados à operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços aos usuários.
(Lucas Brum – Assessoria de Imprensa Via Brasil)