Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

UPL é líder setorial no Índice de Sustentabilidade Dow Jones

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
UPL-Sustentabilidade-Credito-Pixabay

Pontuação coloca a UPL como a empresa de agroquímicos com melhor desempenho global e no top 1% das empresas químicas em todo o mundo

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070 LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, alcançou 76 pontos no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), da S&P Global Switzerland. Essa pontuação supera a média da indústria, que é de 24 pontos, e posiciona a empresa como a líder global no setor de agroquímicos, posicionando-se no top 1% das empresas químicas em todo o mundo. Contribuem para esse resultado as ações de sustentabilidade da empresa no Brasil. Essa conquista demonstra o compromisso contínuo da UPL com a sustentabilidade e com a descarbonização da cadeia de valor da agricultura. 

Neste ano, a SBTi (sigla em inglês para a iniciativa de metas baseadas na ciência), organizada pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), validou e aprovou as métricas de redução das emissões de dióxido de carbono da UPL.  Nos últimos três anos, a empresa reduziu mundialmente sua geração de CO2 em 21%, o consumo de água em 40% e a produção de resíduos em 57%. A companhia de origem indiana também estabeleceu parcerias com companhias de energia renovável para criar usinas de energia híbridas solar-eólica e aumentar seu uso para 30%.

Jai Shroff, Chairman e CEO global da UPL, afirma: “À medida que avançamos em nossa missão de reimaginar a sustentabilidade para a agricultura e sistemas alimentares, estamos dando passos audaciosos para reduzir nosso impacto ambiental, fortalecer iniciativas de responsabilidade social e aprimorar práticas de governança. Estamos orgulhosos de que o Índice Dow Jones reconheça esse esforço. Continuamos focados em abrir novos caminhos para nossa indústria e ansiamos por avançar em iniciativas de sustentabilidade em linha com nosso compromisso de neutralidade de carbono em 2040”.

O Índice de Sustentabilidade Dow Jones é reconhecido como uma das classificações de sustentabilidade de maior credibilidade do mundo, mantendo a mais de 15.000 empresas. É um importante referencial de desempenho não financeiro para empresas de capital aberto em âmbito mundial.

Sustentabilidade no Brasil

O Brasil tem papel fundamental nos resultados globais da UPL em benefício do meio ambiente. Lançado em setembro, o primeiro relatório de sustentabilidade exclusivamente dedicado ao país, destaca diversas ações para promover a produção responsável, a redução do uso de água e a transição para uma economia de baixo carbono.

Um desses exemplos foi o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) realizado pela UPL no Brasil. O trabalho viabilizou o planejamento e execução de uma série de ações para redução das emissões de carbono, como: a substituição gradual de empilhadeiras movidas a gás natural por empilhadeiras elétricas nas fábricas; a adoção gradual de veículos elétricos na frota; a introdução de novos modais, com o objetivo de diminuir o volume de emissões no transporte de produtos e matérias-primas. E, a partir de janeiro de 2023, toda a energia utilizada nas fábricas da UPL no Brasil passou a ser originada de fontes 100% renováveis.

Junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a UPL integra o Programa Soja Baixo Carbono, coalizão setorial que possui como objetivo criar uma metodologia científica para a certificação da soja produzida com baixos níveis de emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Buscando um café “carbono neutro”, também foi criado o projeto “Descarboniza”, que já obteve bons resultados no campo: com uso de soluções da companhia, uma fazenda de Minas Gerais alcançou um balanço negativo de GEE. Ou seja, a sua produção de café sequestrou mais carbono do que emitiu. A meta, agora, é ampliar essa possibilidade para outras culturas e localidades.

Além disso, a companhia investe há mais de 3 anos em um programa próprio para a descarbonização da produção de grãos (soja, milho e sorgo) nos estados de Mato Grosso e Goiás.   

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, diz: “Estamos extremamente orgulhosos de alcançar pontuação destacada no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, sublinhando o compromisso sólido da UPL com práticas sustentáveis. Reconhecemos a importância estratégica do Brasil em nosso setor e, neste contexto, nosso relatório de sustentabilidade comprova a essencialidade do conceito ESG para nós. Como uma empresa líder no setor agroquímico, a UPL tem sido pioneira globalmente e no Brasil em ações que promovem a sustentabilidade, com foco em pessoas, no meio ambiente e na governança. Este compromisso contínuo reflete nossa responsabilidade com o planeta, atendendo não apenas às necessidades nacionais, mas também às exigências globais”.

Sobre a UPL          

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.      

 

(Rafael Iglesias – Texto Comunicação – SP)