Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conexão Rural completa 12 anos no ar no Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria, Haras Santos Reis e Fazenda JP, de Rio Maria (PA), é um dos maiores apoiadores e incentivadores do Conexão Rural (Foto: arquivo Conexão Rural)

O Conexão Rural, programa independente mais antigo em veiculação no estado do Pará, chega aos 12 anos no ar nesta segunda-feira, 18 dezembro, sob o comando do jornalista Lima Rodrigues, que também é colunista de O Progresso, em Imperatriz (MA), onde começou no jornalismo – ainda garoto –  em junho de 1977.

O programa é visto por fazendeiros, pecuaristas, pequenos e médios produtores rurais, empresários, servidores públicos e pessoas de todas as idades e classes sociais.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e Lima Rodrigues

“O Conexão Rural é especializado em agronegócio, especialmente pecuária de corte e pecuária de leite, mas sem esquecer os grãos, a piscicultura, a  fruticultura e as inovações tecnológicas do agro, especialmente energia solar no campo. Divulgamos ainda o ecoturismo e matérias especiais sobre meio ambiente, além de abrir espaço para a moda de viola, a música sertaneja raiz e a universitária e a música regional de qualidade e o nosso carimbó. E, claro, as festas religiosas da roça como as Folias de Reis”, destacou Lima Rodrigues, um paraense de Marabá, criado em Imperatriz, e que morou mais de 30 anos em Brasília, onde trabalhou na Rádio Nacional como redator e repórter. Lima morou quase 13 anos em Parauapebas (PA) e desde abril deste ano está residindo em Imperatriz, onde o Conexão Rural é veiculado todo sábado Meio Dia, com reprise no domingo no mesmo horário, pela TV Liberdade – REDE TV – canal 4.1.

“Lembro bem que o primeiro programa foi ar dia 18 de dezembro de 2011, produzido a partir de Curionópolis, no Pará, com o apoio do amigo publicitário Daniel Soares, que tinha uma produtora de vídeo, do saudoso Anderson Sousa, o primeiro cinegrafista e primeiro editor do programa, com o apoio do assistente Elivelto Moura”, destacou.

Lima Rodrigues faz questão de agradecer aos amigos que ajudaram e ajudam na manutenção do Conexão Rural. “Depois ter passado pela Rede TV de Parauapebas e simultaneamente pela Rede Record (de Curionópolis), à época sob o comando do empresário e hoje deputado estadual Chamonzinho, e ter ficado quase 5 anos na Band de Parauapebas, há 7 anos o programa é veiculado pela Rede TV de Parauapebas, sob a direção do empresário Genésio Pereira, a quem agradeço pelo grande apoio e força para a sucesso do programa. Agradeço também a todos os funcionários da Rede TV de Parauapebas pelo empenho e dedicação ao Conexão Rural e ao deputado Chamonzinho, aos diretores da Band de Parauapebas e a todos que me ajudaram nesses 12 anos de luta”, comentou Lima Rodrigues.

O Grupo Zucatelli, de Marabá (PA), comandado pelo empresário e pecuarista Reinaldo Zucatelli, também tem sido um grande parceiro do Conexão Rural

“Em nome do amigo João Filho, o Pezão, que trabalhou por quase 10 anos como cinegrafista e editor do Conexão Rural em Parauapebas (PA), saúdo os inúmeros profissionais que passaram pelo programa nos últimos 12 anos, entre os quais os cinegrafistas Anderson Sousa (in memoriam), Willame Reis, Anderson Campos, Adonias Silva e  Maurício Madeira, que ficou mais de cinco anos, realizando inúmeras viagens com a gente. Agradeço ao atual editor do programa, Zé Filho, que a faz a edição em Marabá, no Pará, pelo seu empenho e dedicação. Obrigado a todos vocês pela força e contribuição para o sucesso do programa”, ressaltou o idealizador, produtor e apresentador do programa.

Altair Albuquerque, diretor da Texto Comunicação (SP), Lima Rodrigues, e o cinegrafista Maurício Madeira, é uma das inúmeras viagens do Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio, promovido pela Texto em São Paulo, Minas Gerais e Paraná

Onde assistir

O Conexão Rural vai ao ar também todo sábado às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA), com reprise no domingo no mesmo horário, e pode ser visto ainda nos sites parceiros: TV Web O Progresso, de Imperatriz (MA); O Nortão, de Porto Velho (RO); Minuto Rural, de Piraí do Sul (PR); pelo www.sucessonocampo.com.br, um dos mais importantes portais de agronegócio do estado de Goiás; Norte Agropecuário, de Palmas, e Folha do Bico, de Araguatins, no Tocantins, além das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.

Também disponível no You Tube (Conexão Rural Brasil), hoje com mais de 12 mil inscritos e  mais de 1.500 vídeos e pode ser visto pela parabólica via TV Milagro Brasil (SP).

O programa é veiculado ainda em dezenas de grupos de WhatsApp de fazendeiros, produtores rurais e pecuaristas no Pará e no sul do Maranhão.

Lima Rodrigues e o editor e repórter cinematográfico João Filho, o Pezão

Com credibilidade e respeito, a equipe do Conexão Rural é convidada para eventos do agronegócio em São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília, Uberaba, Goiânia, Palmas, Aracaju, Cuiabá, Balsas (MA), entre outras cidades, sempre levando o nome dos estados do Pará (tendo como base Parauapebas) e do Maranhão (com base em Imperatriz) no peito e com muito orgulho de ser hoje considerado um dos principais programas de agro do Brasil.

Agrojor

Uma prova da credibilidade do produtor e apresentador do Conexão Rural, Lima Rodrigues, é que na segunda-feira (11) ele foi eleito membro da primeira diretoria da Rede Agrojor (Rede Brasil de Jornalistas Agro). Uma assembleia geral elegeu a nova diretoria da entidade para o período de 2023/24. Foi a primeira eleição da entidade que nasceu em abril de 2022 e que mantinha na sua direção o grupo fundador.

Parte desse grupo permanece na diretoria executiva. Foram eleitos Vera Ondei, da Forbes, no cargo de presidente; Joana Colussi, professora e pesquisadora associada de pós-doutorado na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (EUA), como vice-presidente internacional; Mariele Previdi, da Attuale Comunicação, na secretaria; Flávia Romanelli, da AgriDoce Comunicação, como diretora de comunicação nacional, e Flávia Tonin, da Flatonin Comunicação, como suplemente; mais Daniel Azevedo Duarte, da Agrofy, como diretor de comunicação internacional.

Os novos jornalistas que ingressaram na diretoria executiva da Rede Agrojor foram Luiz Patroni, apresentador e editor-chefe do Canal Rural MT, como vice-presidente nacional, e Ana Sampaio, da Crop AgroComunicação, como suplente de secretaria. Para o conselho fiscal foram eleitos Altair Albuquerque, da Texto Comunicação; Marcelo Oliveira, da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal); Alessandra Mello, da AgFeed; Gisele Loeblein, do Zero Hora, e Lima Rodrigues, do Conexão Rural Brasil.

Como manda o estatuto da entidade, a eleição da nova diretoria foi realizada por meio de uma plataforma juridicamente reconhecida, no caso a SIP Soluções, especializada em votação online, híbrida e presencial.

Filiada à IFAJ (Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas), a Agrojor conta atualmente com 75 jornalistas associados. Presente em 60 países, a IFAJ possui cerca de 6.000 agrojornalistas. (Da redação, com informações da assessoria de imprensa da Agrojor).

No fim de semana (16 e 17 de dezembro), o Conexão Rural foi ESPECIAL de ANIVERSÁRIO com depoimentos de pecuaristas, lideranças ruralistas, autoridades e jornalistas sobre os 12 anos do programa.

GALERIA DE FOTOS