Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uberlândia inaugura Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) pioneiro para transformar lodo de esgoto em fertilizante e combustível

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

Prefeito de Uberlândia (MG) no Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) – Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Segunda maior cidade de Minas Gerais poderá se tornar a primeira cidade do Brasil a utilizar o método de pirólise para transformar, em grande escala, rejeito obtido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha em energia e produtos para agricultura

 

O Prefeito Odelmo Leão inaugurou na tarde desta quinta-feira (25) o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Esta ação representa o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. Além do prefeito, participaram da entrega o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, autoridades, representantes de instituições de saneamento e especialistas do setor de todo o país.
Essa é uma ação que integra o planejamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli lançado em dezembro de 2021. “É importante destacar que esta ação também tem as mãos da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, que em 2019, ainda como secretária municipal de Governo, assinou aqui em Uberlândia um contrato com a Companhia de Promoção Agrícola (Campo) que viabilizou o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli e desencadeou uma série de estudos em nossa cidade que possibilitou chegarmos até aqui”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

 

Uma das primeiras ações do CIS foi a realização de um estudo em pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio. O resultado desse estudo, contratado em julho de 2023, foi conduzido pela Campo e apresentado aos convidados. Trata-se de um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis. No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.
O CIS conta com um laboratório, onde está instalado o protótipo desenvolvido para a realização de pirólise em pequena escala. Esse equipamento consiste em um conjunto de reatores, que estão acoplados a um compressor, torre de refrigeração e painel de controle. O local conta também com sala de treinamento para demonstrações e visitações de estudantes, professores ou profissionais ligados ao setor de pesquisa, inovação e sustentabilidade.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

 

Tratamento de esgoto e gestão de resíduos
O destaque nacional de Uberlândia em saneamento básico deve-se, em grande parte, ao empenho da administração Odelmo Leão para melhorar cada vez mais o tratamento de esgoto e a gestão de resíduos na cidade. De acordo com os técnicos do Dmae, o tratamento de esgoto apresenta uma solução para a remoção da carga poluidora, porém, outra situação é gerada: o lodo resultante. Destinado corretamente ao aterro sanitário, esse lodo impacta na vida útil do local.
Por meio do processo de pirólise, a gestão municipal permite que a autarquia avance na inovação e sustentabilidade realizando também o estudo para o processamento do lodo. Atualmente, 1,8 mil toneladas de lodo de esgoto são geradas mensalmente no município, e o estudo demonstra que uma planta em escala industrial terá capacidade de processar, por meio da pirólise, 100% deste material.
Esse avanço não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também estimula a economia local, além de vislumbrar significativa redução dos gastos públicos. Conforme os cálculos do Dmae, a destinação correta do lodo ao invés de enviá-lo para o aterro sanitário representa uma economia anual estimada em mais de R$ 3,4 milhões de reais.
Primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli
Desde 2019, a gestão municipal lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma opção sustentável para a agricultura nacional.
Em 2021, colocando Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha, foi lançado o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. Na oportunidade, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, esteve presente na cidade para promover a iniciativa.
A Prefeitura também já elaborou e publicou uma cartilha virtual com resultados e vantagens do uso de remineralizador neste ano. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto).

 

25/01/2024

imprensa@uberlandia܂mg܂gov܂br
(34) 3239-2686/2721