Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Suinco fecha 2025 com mais de 50 mil toneladas produzidas e planeja expansão no mercado interno em 2026

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Maior cooperativa processadora de carne suína de Minas Gerais reforça sua presença no mercado nacional e alcança três continentes com as exportações

A Suinco, maior cooperativa processadora de carne suína de Minas Gerais, encerra 2025 com um volume expressivo de 55 mil toneladas produzidas, sendo mais de 50 mil toneladas — aproximadamente 95% — destinadas ao mercado interno. O desempenho consolida a força da cooperativa no abastecimento nacional e reafirma sua estratégia de crescimento voltada ao consumo doméstico, com foco na diversificação de portfólio, regionalização das vendas e inovação industrial.

Na produção voltada ao mercado interno, industrializados (embutidos, presuntaria, linguiças, mortadelas) representaram 77% do volume total, refletindo o fortalecimento da linha de produtos de maior valor agregado. “Nos últimos anos, investimos fortemente em automação, novos equipamentos e modernização da indústria, com foco na produção de cortes mais elaborados e produtos voltados ao consumidor final”, afirma Weber Vaz de Melo, diretor geral de operações da Suinco. Segundo ele, apenas entre 2019 e 2025, foram investidos cerca de R$150 milhões em melhorias estruturais e tecnológicas, com destaque para o setor de porcionados, fatiados e industrializados.

Expansão nacional e boas perspectivas para 2026

Presente com força em estados como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal, a Suinco mira agora novos mercados em São Paulo, Norte e Nordeste do país. A meta é consolidar a marca e aumentar sua presença em pontos de venda estratégicos. “O mercado interno é prioridade para a Suinco. Garante previsibilidade na produção, fortalece o relacionamento com o varejo e estimula o desenvolvimento regional. Nossa expectativa é crescer em 2026 tanto em volume quanto em distribuição nacional”, reforça Weber.

Entre as estratégias adotadas para fortalecer essa expansão estão a adaptação do portfólio às preferências regionais, o fortalecimento da cadeia de frio e da logística e o foco em canais como pequeno varejo e mercados de bairro. O planejamento prevê ainda novas ações comerciais e maior integração entre produção e consumo.

Como reconhecimento pelos avanços na gestão e no modelo cooperativista, a Suinco recebeu neste mês de dezembro o Troféu Prata no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. O prêmio integra o ciclo 2026/2027 e destacou as cooperativas que mais evoluíram em governança, transparência e melhoria contínua, com participação recorde de 366 cooperativas de 23 estados.

Exportação avança e atinge três continentes

Ainda que o foco da produção esteja no mercado interno, 5% do volume total da Suinco — o equivalente a 2.700 toneladas — foi direcionado à exportação em 2025. A cooperativa já
exporta para três continentes (América do Sul, Ásia e África), com habilitação para países como Argentina, Uruguai, Cuba, Hong Kong, Filipinas, Singapura e, mais recentemente, África do Sul. Os embarques para o continente africano devem começar ainda este ano, e a cooperativa busca ampliar seu portfólio de países parceiros, com novas certificações em andamento.

Fundada por 36 produtores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, a Suinco tem sede em Patos de Minas (MG) e se consolida como protagonista da suinocultura brasileira. Com cerca de 1.500 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos, sua atuação promove desenvolvimento econômico, inovação tecnológica, sustentabilidade e integração entre campo, indústria e consumidor.

Informações para imprensa CORP Comunicação
Raul Mariano – 31 9 8537-1298 – raul.mariano@corpcomunicacao.com.br