
Administrar comprimidos de forma correta em cães é um desafio para os tutores. “Mais do que isso, se feito incorretamente pode impactar diretamente na eficácia do tratamento e na saúde dos animais”, alerta a médica-veterinária Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.
“Muitas vezes, já em casa e no momento da administração dos medicamentos prescritos para o pet, os tutores encontram dificuldades para cortar os comprimidos que podem se desintegrar ou esfarelar quando partidos, dificultando a administração da dose correta”.
Oferecer aos pets comprimidos partidos de forma inadequada pode resultar em subdosagem, o que compromete a eficácia do tratamento, pois o organismo do cão não recebe a quantidade necessária do princípio ativo para combater a doença. Por outro lado, a sobredosagem ocorre quando o animal recebe maior quantidade de princípio ativo do que a dose indicada, o que pode causar efeitos colaterais de graus leve a severo e, em casos extremos, culminar no óbito do animal.
Outro ponto de atenção é na administração de medicamentos humanos em cães. “Isso é tão perigoso quanto os problemas de sub e sobredosagem, pois muitos medicamentos humanos podem ser tóxicos aos pets, causando reações adversas inesperadas e que muitas vezes podem ser fatais. Por isso, ao menor sinal de alteração do comportamento, desconforto, vômito, diarreia, falta de apetite, entre outros sintomas, o pet deve ser encaminhado imediatamente para a consulta veterinária. Apenas o profissional veterinário poderá avaliar, prescrever o tratamento adequado e orientar para que os tutores entendam as necessidades de seus pets e sigam as orientações, garantindo assim o bem-estar dos animais”, ressalta Patricia.
Uma solução inovadora para este desafio é a exclusiva tecnologia Vetabs da Vetoquinol. Com sulcos profundos, dividir os comprimidos ficou ainda mais fácil para os tutores. O Vetabs também evita o esfarelamento, garantindo que cada fração partida do comprimido tenha quantidade homogênea do medicamento, evitando sub ou superdosagens, para um tratamento preciso, seguro e descomplicado.
Desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, Cefaseptin®, é um antibiótico indicado para cães e que oferece soluções eficazes para o tratamento de infecções bacterianas e para uma administração segura e tranquila feita pelo tutor. Cefaseptin® é um dos produtos do portfólio que conta com a tecnologia Vetabs e seus comprimidos também são altamente palatáveis, o que torna a experiência dos pets e tutores mais agradável.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
Irvin DiasTexto Comunicação Corporativa |