Quem Somos
Josivaldo Lima Rodrigues, 62 anos, jornalista, radialista, cordelista, poeta, escritor e apresentador, nasceu em Marabá (PA), foi criado em Imperatriz (MA); morou em Uberaba (MG), e em Brasília por mais de 30 anos, e atualmente faz trabalhos na área de comunicação no Pará e no Maranhão.
Colunista semanal do jornal O Progresso, de Imperatriz, onde começou no jornalismo em 1977, e escreve toda quarta-feira uma coluna sobre agronegócio, Lima Rodrigues produz e apresenta o programa Conexão Rural, a voz do campo na TV, desde 18 de dezembro de 2011.
O Conexão Rural é veiculado todo sábado às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA), com reprise no domingo no mesmo horário. E pode ser visto ainda na TV Web O Progresso, de Imperatriz (MA); na TV Milagro Brasil na parabólica; pelo canal no YouTube Conexão Rural Brasil, pelos sites parceiros no Tocantins (Folha do Bico, de Araguatins, e Norte Agropecuário, de Palmas), Rondônia (O Nortão) e Paraná (Minuto Rural, de Miraí do Sul) e pelas redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.
Torcedor do Vasco da Gama, amante do chorinho, apaixonado pelo jornalismo, Lima Rodrigues é formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela CEUB (primeiro semestre de 1984) e trabalhou na Radiobrás (hoje EBC-Empresa Brasil de Comunicação) durante 17 anos, quando teve a oportunidade de viajar o Brasil todo com os presidentes da República – desde a época de José Sarney – e por vários países, entre os quais Estados Unidos, Itália, Suíça, Espanha, Chile, Argentina e África do Sul.
Cobriu o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional por mais de 20 anos. Neste período foi correspondente, também, em Brasília, de diversas emissoras de rádio, entre elas, Bandeirantes e Eldorado, de São Paulo; Cultura FM, de Belém; O Povo e Verdes Mares, de Fortaleza, e rádios Imperatriz AM e Nativa FM, de Imperatriz (MA).
Presidiu o Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados no biênio 1993/94 e foi Chefe do Núcleo de Rádio da Assessoria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ); assessor de imprensa de diversos parlamentares, entre os quais o então líder do PMDB no Senado, senador Valdir Raupp, de Rondônia e de políticos do Tocantins: Osvaldo Reis, Leomar Quintanilha e João Ribeiro. Foi também assessor de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB).
Lima Rodrigues já escreveu em literatura de cordel as biografias de diversas personalidades da política, do futebol e da televisão. Ele é uns dos fundadores da Academia Parauapebense de Letras de Parauapebas.
Paralelamente ao jornalismo, Lima Rodrigues desenvolve um trabalho social na localização de pessoas desaparecidas. Tudo começou em outubro de 2018 com a localização da família do ex-andarilho maltrapilho, Gabriel Costa de Carvalho, que circulou por quase 10 anos pelas ruas de Parauapebas (PA). Até agora, o jornalista já desvendou 15 casos de pessoas desaparecidas e investiga cerca de 20 casos. Lima também faz trabalho social no sentido de ajudar pessoas carentes com campanhas em suas redes sociais.