Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posicionamento do agro para COP30 destaca contribuição do setor para agenda climática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Autoridades e lideranças setoriais recebem posicionamento do agro para a COP30 durante o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio
Crédito foto: Gerardo Lazzari

O agronegócio brasileiro entregou seu posicionamento para a COP30 às autoridades e lideranças setoriais, durante o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, que reuniu 800 participantes presenciais, de 245 diferentes empresas, e assistido por mais de 3000 pessoas pela transmissão on-line.

O documento “Agronegócio frente às Mudanças Climáticas” destaca como a agropecuária pode ser um agente de transformação dentro da agenda de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, ao evidenciar as práticas que contribuem para a redução das emissões de carbono e promovem a resiliência dos sistemas produtivos frente aos impactos do clima.

Ao reiterar o papel do agro como parte da solução para esses desafios e o protagonismo do Brasil, o posicionamento aponta caminhos para destravar o financiamento visando ampliar as soluções aplicadas na agropecuária sustentável, impulsionando a inovação e o uso de novas tecnologias que promovam a proteção e conservação do meio ambiente.

Outro ponto vital nas discussões da COP30 é a relação entre o agro e o mercado de carbono. O documento apresenta como o setor pode se integrar de forma eficaz na economia dos créditos de carbono, colaborando para a transição de uma economia mais sustentável.

O posicionamento contou com a contribuição de representantes de mais de 80 organizações –  governo, empresas, entidades setoriais, membros da academia, cientistas e pesquisadores – que participaram das mesas redondas promovidas durante o Fórum “Rumo à COP30: O Agronegócio e as Mudanças Climáticas”, realizado em abril, pela ABAG.

O material foi elaborado por renomados especialistas: Carlos Cerri, diretor do CCarbon/USP; Eduardo Bastos, diretor Executivo do IEAG; Marcelo Morandi, chefe de Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa; Natascha Trennepohl, sócia do Carbonn Nature; Renato Rodrigues, head of Agribusiness da TerraDot; e Rodrigo Lima, diretor geral da Agroicone, que atuaram como mentores dos debates do Fórum.

O documento “Agronegócio frente às Mudanças Climáticas” pode ser acessado neste link: https://abag.com.br/agronegocio_frente_mudancas_climaticas/.

Assessoria de Imprensa:


Mecânica Comunicação Estratégica

Enio Campoi

Cel: (11) 99981-9950 – E-mail: enio@meccanica.com.br

Mecânica de Comunicação

Email: noemi@meccanica.com.br