Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ponta apresenta selos de eficiência genética animal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Projeto pioneiro atribui selos para reconhecimento de criadores e animais que estão se destacando em provas para Eficiência Alimentar
São Paulo, junho de 2024 – A Ponta, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, apresentou a especialistas e ao público em geral o programa de certificação “Genética de Ponta”. Esse programa atribui selos para reconhecimento de criadores e animais que estão se destacando por um resultado consistente na realização de provas para Eficiência Alimentar.
O projeto é pioneiro e visa valorizar a sustentabilidade, a seleção e a multiplicação de animais eficientes, porque conta com os Selos de Eficiência baseados em metodologia científica e na coleta precisa de dados fenotípicos de uma base que cresce exponencialmente ano após ano. Demanda global por proteína animal e os altos custos de produção estão entre os principais desafios da pecuária de corte no Brasil e no mundo. O custo alimentar representou 89% do custo de produção em 2023 após a compra do boi magro. Por isso, a importância do selo para destacar animais de alto desempenho que sejam mais eficientes na utilização de alimentos e, portanto, mais baratos de manter e de produzir. A capacidade de baixo consumo gera a redução do custo de manutenção e de produção do animal, tendo em vista que a nutrição é o maior custo do sistema produtivo, bem como a redução da emissão de metano, já que, ingerindo menos alimentos, o animal emite menos gases. Há três tipos de selos, todos certificados pela equipe técnica da Ponta:Super Eficiente: selo fenotípico que atesta o alto potencial do animal em eficiência na utilização de alimentos. Pode ser entregue a animais que, em prova de Eficiência Alimentar realizada com soluções Intergado Efficiency, tenham apresentado resultado “Elite” para Consumo Alimentar Residual – CAR (a partir de um desvio padrão melhor que a média do grupo testado) e tenham apresentado ganho de peso diário – GPD acima da média do grupo testado (superior ou elite para GPD);Genética Eficiente: selo que atesta criadores que realizam provas de Eficiência Alimentar em sua propriedade com soluções Intergado Efficiency;Criadores de Eficiência: selo que atesta criadores agraciados no Prêmio Criadores de Eficiência.
O projeto foi apresentado durante o evento online “Live Selos de Eficiência: a certificação da produtividade de baixo custo”, que ocorreu em 28 de maio de 2024 e teve a participação de Marcelo Ribas, diretor estratégico da Ponta, e Giovana Moraes, médica veterinária, doutora em Biotecnologias Reprodutivas e Líder de Mercado Genética na Ponta.   “A genética é a peça-chave para a sustentabilidade e temos de entendê-la como o desenvolvimento pautado em três pilares: econômico, social e ambiental. Ou seja, ser sustentável é atender às necessidades da geração atual sem comprometer a geração futura. Se pensarmos na produção animal, a genética é o que vai permitir que esse animal tenha uma maior ou menor produtividade e rentabilidade. Quando há uma genética eficiente, a gente consegue passar para as próximas gerações uma genética de sustentabilidade, que vai otimizar recursos e áreas, potencializar o desenvolvimento, e isso está diretamente ligado ao aumento de produtividade”, pontuou Giovana. Durante o encontro virtual, também foram abordados tópicos como as perspectivas e oportunidades de mercado para Eficiência Alimentar, a importância da certificação do criatório e do animal para Eficiência Alimentar, como conquistar a certificação Genética de Ponta e onde encontrar animais Super Eficientes. Para assistir ao encontro virtual, acesse a íntegra da live aqui.
 Sobre Giovanna – Médica veterinária, mestre em Melhoramento Animal e doutora em Biotecnologias Reprodutivas, Giovanna Moraes possui sólida experiência em provas de eficiência alimentar, avaliação de rebanhos, seleção animal, direcionamento de acasalamentos, coordenação de pesquisas e desenvolvimento de projetos. Professora e pesquisadora na área de melhoramento e produção animal, possui diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais. É especialista em genética e Eficiência Alimentar da Ponta, onde atua em projetos de inovação e organização de provas. Sobre a PontaEmpresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, presente em nove países, com soluções líderes em pesquisas científicas, tecnologia de gestão de confinamento, rastreabilidade e seleção genética para eficiência alimentar. É responsável pelo gerenciamento de informações de mais de 7 milhões de cabeças por ano. Atualmente, a companhia movimenta R$ 44,6 bilhões de ativos gerenciados por ano, levando em consideração a cadeia produtiva. Compõe esse indicador o valor dos animais e dos insumos de nutrição, sanidade e reprodução. Saiba mais em pontaagro.com.


Janaína Kalsing