Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Kika Ribeiro assume presidência da Associação de Criadores de Canchim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Kika Ribeiro, nova presidente da Associacão de Criadores de Canchim (Foto: Divulgação)

Inspirada no legado da sua família, que tem uma história de gerações dedicadas à raça Canchim, a nova dirigente se une a outras duas mulheres para conduzir a entidade no biênio 2025/2026

A Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) anunciou a nova diretoria que conduzirá a entidade durante este biênio 2025-2026. Composta por três criadoras, a nova diretoria constituída somente por mulheres tem a missão de conduzir os projetos da raça, principalmente o melhoramento genético que vem sendo dirigido pelos criadores e Embrapa Pecuária Sudeste nas últimas décadas.

O cargo de presidente será ocupado por Kika Ribeiro, da Fazenda Água Marinha, criadora faz parte da terceira geração da sua família criando Canchim, assumiu a fazenda em 2017, após o falecimento de seu pai. Já o cargo de vice-presidente será ocupado pela criadora Caroline Sobral, da Agropecuária Zuca Sobral e os trabalhos do conselho fiscal ficará a cargo da criadora Wendy Peeters do Canchim APPGO.

A criadora Cristina Pereira Ribeiro, de 49 anos, mais conhecida como Kika, titular da Fazenda Água Marinha, é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da associação em mais de setenta anos de história da raça. Ela, que conduz o melhoramento da raça na Fazenda Água Marinha no município de Águas de Santa Bárbara no interior paulista.

Kika está muito orgulhosa de assumir o cargo que já foi ocupado pelo seu pai. “É uma honra, uma alegria e uma grande responsabilidade ser a primeira mulher a presidir a nossa associação, especialmente em um momento tão importante para a raça Canchim, que tem uma história sólida de mais de 70 anos e um legado incrível, criado pela Embrapa nos anos 1950. Assumir esse papel é desafiador, mas, ao mesmo tempo, inspirador. Eu recebo essa responsabilidade com muita alegria e entusiasmo, pois poderei dar sequência ao legado do meu pai, Deniz Ferreira Ribeiro, que já foi presidente da ABCCAN” – disse a criadora emocionada.

Kika acredita que o olhar feminino traz uma perspectiva única, focada em inovação e na valorização das conexões. “Entre as metas que vamos definir, está resgatar a presença da raça em exposições, promover mais leilões, fortalecer o contato com outras raças em eventos e abrir novos caminhos para o Canchim crescer e se destacar ainda mais”, ressaltou. 

Orgulhosamente brasileira, o Canchim é uma das principais raças de corte no Brasil, um rebanho com mais de 300 mil animais registrados, sendo a terceira raça com mais registros na Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Uma das raças mais estudadas no Brasil, visto a quantidade de artigos publicados pela Embrapa, conhecimento compartilhado que serve de ferramentas para o desenvolvimento de outras raças. São animais que combinam precocidade, produtividade, rusticidade com sustentabilidade, proporcionando um futuro promissor para a raça. 

A Canchim é uma raça sintética criada com rigor científico na década de 40 pela Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos, São Paulo, graças ao saudoso pesquisador e médico veterinário Antônio Teixeira Vianna. A raça é resultado da combinação de 5/8 Charolês e 3/8 Zebu, no caso do zebu foram usados principalmente Indubrasil, além de Nelore e Guzerá.

Considerada o precoce brasileiro, é uma das raças mais indicadas na hora de fazer o cruzamento industrial, até pelo alto retorno econômico ao pecuarista que aposta na raça para produzir bezerros pesados, precoces e com carne de qualidade. As provas de avaliação de desempenho e eficiência alimentar são as principais ferramentas de seleção e aprimoramento genético da raça, e serão prioridade da nova diretoria.

A nova presidente ressalta que um dos objetivos é aproximar-se da raça-mãe Charolês. “Quero trabalhar para alavancar o Canchim e garantir não só o seu crescimento, mas também sua relevância por muitas gerações. Como criadora, e agora presidente da associação, quero ver a raça Canchim prosperar, florescer e ocupar o espaço que ela realmente merece na pecuária brasileira. Juntos, vamos escrever um novo capítulo para a raça, com entusiasmo, união e, claro, resultados!”, finalizou a presidente.

https://www.comprerural.com