Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em menos de um ano, startup WoodFlow tem mais de 170 processos cadastrados de exportação de madeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

A plataforma de comércio exterior de madeira já levou o produto brasieliro para EUA, Europa, Índia, México e Coréia do Sul.

 

Com menos de um ano de “vida”, a startup brasileira de comercialização de madeira WoodFlow já é referência em exportação com rastreabilidade e credibilidade. “Criamos a WoodFlow porque percebemos a necessidade dos compradores estrangeiros em conhecer melhor o produto madeireiro do Brasil e, por outro lado, a necessidade dos vendedores daqui do país a negociarem seus produtos lá fora”, disse Gustavo Milazzo, CEO da WoodFlow.

A plataforma que aproxima compradores internacionais de produtores brasileiros foi criada em Curitiba (PR), em maio de 2022 e já soma mais de 170 processos de exportação cadastrados. “Com mais de 20 anos de experiência no comércio exterior de madeira brasileira, percebemos que há falta de informação sobre o produto. Por isso, na WoodFlow, mostramos ao comprador qual a origem do produto e de quem ele está comprando, com vídeos que mostram as florestas ou as fábricas, trazendo transparência para a negociação e garantindo de que não é produto de desmatamento, por exemplo”, completou Gustavo.

O negócio se inicia quando o cliente entra em contato por meio da plataforma e os consultores especializados indicam seus produtores. Todo o processo de exportação pode ser rastreado para ambos lados, com a credibilidade necessária para a negociação.

São vários os destinos da madeira comercializada por meio da WoodFlow, entre eles é possível citar Estados Unidos, Europa, Índia, México e Coréia do Sul. Para o indiano Rajesh Patel, diretor da Bhavani Impex, que compra madeira de teca brasileira há mais de 10 anos, ter o suporte da plataforma é sinônimo de bons negócios. “Antes nós tínhamos que entrar em contato com cada um dos agentes das empresas exportadoras e frequentemente perdíamos essa conexão. Agora, com a WoodFlow nós sentimos que temos um braço da nossa família no Brasil, nos suportando com material de excelente qualidade e comunicação adequada”, disse Rajesh.

“Vimos essa janela de oportunidade e criamos a plataforma para que mais importadores do produto Brasileiro, como o Rajesh, tenham a confiança e a referência de um único contato para compra do produto que precisam, seja madeira de teca, pinus, eucalipto, etc. Nossa vocação é a internacionalização da madeira”, finalizou Gustavo.

WoodFlow conta com especialistas em exportação

 

Plataforma de startup paranaense permite rastrear todo o processo de exportação de forma online, transparente e segura

 

Muito mais que uma plataforma para gestão de exportação de madeira, a startup curitiba WoodFlow é feita por especialistas que agem para que a madeira brasileira alcance destinos no exterior. “Além de poder rastrear todo o processo de exportação de forma online, somos um aliado do departamento comercial, para que o cliente tenha a segurança de que não deixaremos seu produto parado”, destacou o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo.

Como isso acontece? Os especialistas em exportação da WoodFlow encontram os melhores clientes para realizar a negociação. Depois do negócio fechado, há toda a resolução da documentação necessária, negociação de frete e transporte, desembaraço dos trâmites portuários até a chegada no cliente final.

“Nosso compromisso, tanto com o produtor, tanto com o cliente, é com todo o processo de negociação. Para o produtor, encontramos o cliente ideal. Já para o comprador, encontramos o produto perfeito, assessorando ambos os lados em todo o trâmite necessário para exportação”, destacou Gustavo.

Inovação

Pioneira no Brasil, a plataforma WoodFlow é inovadora ao unir tecnologia em um processo que era realizado da mesma forma há muitos anos. “Antes de criarmos a nossa startup, o processo era todo manual com muitas trocas de e-mail e documentos diferentes anexados. Muitas vezes algumas partes do processo acabavam se perdendo. Para sanar essa dificuldade, unimos a tecnologia e digitalização e criamos algo seguro e viável para exportação de madeira”.

“É a primeira do país no segmento que engloba toda a cadeia, conectando produtores e compradores, trazendo rastreabilidade e transparência em todo processo de exportação. A startup curitibana foi criada em maio de 2022 e já tem quase 200 processos cadastrados e sendo rastreados por meio da plataforma online”, finalizou Gustavo.

  Mariana Rudek

Consultora de Comunicação