Serão plantados 69 materiais de 16 empresas
10 de novembro, foi dado o pontapé inicial de plantio para a competição de cultivares de soja da AgroBrasilia 2023. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e a Feira AgroBrasília, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o ensaio é a oportunidade para as empresas apresentarem suas cultivares para os produtores.
Lafayette Machado, agrônomo e responsável técnico da Coopa-DF, disse que a iniciativa conta com a participação de 16 empresas, 69 materiais e destacou algumas novidades para a edição do ano que vem.
“Esperamos ter sucesso igual aos anos anteriores, com respostas para o produtor e para as empresas, avaliando os prós e contras de cada material. Foi mudado um pouco o sentido de plantio em relação aos anos anteriores para aproveitar a mesma palhada para todos os materiais. Na safrinha, tinha os ensaios de sorgo e de milho, e então, para não prejudicar material nenhum, nós mudamos todos para cima de palhada de milho”, explicou Machado.
A Competição de Cultivares de Soja é uma prova tradicional e o marco inicial da AgroBrasilia. Faz parte da competição, o tradicional Dia de Campo, quando os produtores têm a oportunidade de conhecer o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes, auxiliando na tomada de decisões para as próximas safras. O Dia de Campo acontecerá em fevereiro de 2023.
Em 2023, a AgroBrasília será realizada de 23 a 27 de maio.
(Pedro Costa- Assesssoria de Imprensa – AgroBrasília).