O projeto “Nosso Presente é Cuidar do Futuro”, da Copercana (Sertãozinho/SP), ficou em primeiro lugar na premiação do Cooper UP Comunica, programa de relacionamento da UPL com foco nas lideranças de comunicação e marketing das cooperativas agropecuárias. No total, nove cooperativas de cinco estados (RS, SC, PR, SP, GO) apresentaram iniciativas com foco em cooperativismo e ESG, os temas propostos para este ano. Em 2° lugar ficou a Coopercitrus (Bebedouro/SP) com o tema “Mulheres no Campo” e em 3° lugar a Coamo (Campo Morão/PR) com a revista Coamo Kids. A premiação ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo (SP), quando as cooperativas se reuniram para discutir os impactos sociais, ambientais, de governança e cooperativismo.
Carla Rossini, gestora de comunicação, marketing e eventos da Copercana, cooperativa que completa 60 anos em 2023, disse que a proposta do case vencedor é ter um mundo melhor para as crianças. “Temos várias ações na área social e ambiental, mas nunca as expomos de forma que as pessoas de fora vissem o que a cooperativa faz pela comunidade. Com a pandemia, montamos um comitê multidisciplinar com foco no que queremos deixar para as novas gerações. Afinal, não é só produzir alimentos. Precisamos produzir, claro, mas as crianças precisam ter onde viver, ter água para beber, ar puro para respirar. O objetivo também era ter engajamento não só dos colaboradores, mas também da sociedade e começamos pelos jovens.”
“Como parte do programa de relacionamento da UPL com Cooperativas, o Cooper UP, temos o Cooper UP Comunica pensado para os profissionais de Comunicação e Marketing das Cooperativas. A cada ano definimos uma diretriz do tema e propomos para as Cooperativas participantes. Sempre buscamos temas de interesse para tratarmos nos encontros e convidamos especialistas para abordá-los conosco. São dois encontros anuais onde os participantes compartilham e contam a transformação em seus públicos interno (colaboradores da cooperativa) e externo (parceiros, produtores cooperados, comunidade local). Os temas deste ciclo são Cooperativismo e ESG.
Foi no Cooper UP Comunica que “inauguramos” o Oscar da Comunicação. Já estamos na terceira edição do prêmio que reconhece as melhores iniciativas das Coops dentro dos temas abordados no ano”, explica Daniela Mello, Gerente de Acesso ao Mercado Cooperativas da UPL.
“A cada ano mais Cooperativas se inscrevem para participar do Oscar da Comunicação. O objetivo principal é contribuir para alavancar e engajar ainda mais os projetos apresentados, além de aprendermos com a grande troca de experiencias e ações que cada uma está fazendo “, destaca Daniela.
No evento, Rogério Melo, gerente de carbono e food value chain da UPL Brasil, detalhou o Programa Estratégico de Desenvolvimento ESG da UPL, com suas estratégias, objetivos e relevância, apresentando os principais projetos da empresa nesse campo. “Segundo a consultoria Sustainability Analysis, a UPL é companhia do setor com melhor gestão de riscos associados à ESG. Isso é um grande orgulho e nos esforçamos ao máximo para manter esse posicionamento”, disse Melo.
Fernanda Poloni Blasque, gerente de comunicações da UPL Brasil, apresentou aos líderes de comunicação e marketing das cooperativas a estratégia que contempla o patrocínio da empresa como apoiador regional na América do Sul a Copa do Mundo do Catar e a contratação do craque Cafu, o capitão do pentacampeonato do Brasil, como embaixador da UPL. “A UPL tem o propósito OpenAg de praticar uma agricultura aberta, processo que passa necessariamente pela colaboração. Nossa parceria com a FIFA é um exemplo de colaboração e entendemos que o futebol é um grande ativo para atingir a sociedade como um todo e divulgar o nosso propósito de reimaginar a sustentabilidade através da agricultura. A Copa do Catar é a primeira sustentável da história e temos plena consciência de que a união de esforços é o melhor caminho para ter uma produção de alimentos cada vez mais sustentável e, assim, um futuro melhor para o planeta”, destaca Fernanda.
Sobre a UPL
A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Faceb