Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agropalma reúne agricultores em Dia de Campo na Vila Jutaiteua, no Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre o programa de agricultores parceiros da empresa e dar sequência ao processo de seleção para novos produtores

São Paulo, dezembro de 2023 – A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, realizou um Dia de Campo com cerca de 50 agricultores na Vila Jutaiteua, em Moju (PA), na última quarta-feira (13). O encontro serviu como uma das etapas de estudo e captação para o programa de agricultores parceiros da empresa, que já conta com 332 produtores e gera benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

A ação contou com a presença de representantes da Associação dos Agricultores Familiares de Jutaiteua (ASMOJU), Sindicato dos Produtores Rurais de Moju, OrbisExceller, Sistêmica Consultoria Agronômica e da própria Agropalma, além de 16 agricultores da região que integram o programa e cerca de 30 candidatos para ingressar na iniciativa. Na ocasião, uma roda de conversa promovida entre essas organizações, os agricultores e a comunidade local apresentou detalhes sobre como o plantio da palma pode ser associado a outras culturas que já existem na região.

Em outra etapa do evento, foi estabelecida uma dinâmica com os participantes baseada em uma rodada de visitas aos plantios da Agropalma e de algumas propriedades ligadas à Associação que contam com lavouras de açaí, cacau e pimenta. Para eles, a produção de palma funciona como um incremento para outras culturas que geram sinergia e contribuem para uma gestão mais eficaz dos plantios, colheitas e vendas, além de oferecer aos agricultores mais garantia em relação à renda, uma vez que, após serem admitidos no programa, têm todos os seus frutos adquiridos pela Agropalma.

“Os agricultores estão muito otimistas e esperançosos com a possibilidade de o dendê incrementar seus ganhos e melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade”, pontua Arthur Wieczorek, sócio-proprietário da OrbisExceller.

 

Consolidação do plantio de dendê na comunidade

O encontro tem sido bastante promissor para esses trabalhadores. De acordo com o agricultor local Vicente Gonçalves Barbosa, “essa parceria vai contribuir muito com a renovação das nossas lavouras, pois é um plantio com tempo de duração superior a outras plantações que temos aqui, o que torna o nosso trabalho mais fácil na administração de custos e investimentos.”

“Estamos trabalhando há cerca de dois anos na consolidação do plantio de dendê na comunidade e constatamos que se trata de uma cultura extremamente relevante para o desenvolvimento da economia local”, relata Izaac Rodrigues, sócio-proprietário da Sistêmica e representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Moju. “Em paralelo, desenhamos um plano de assistência para o fortalecimento das outras atividades, estimulando a circulação dos recursos necessários para financiar a infraestrutura e os insumos adotados para todas essas lavouras.”

 

Apoio e suporte técnico aos produtores rurais

Os agricultores que integram o programa recebem consultoria, assistência técnica e treinamentos especializados para capacitação e aprimoramento do cultivo de palma com o objetivo de garantir o bom manejo e o êxito da produção. Todas as práticas estabelecidas pela iniciativa estão em linha com a rigorosa política de não desmatamento da Agropalma, que deixou, há mais de 20 anos, de converter florestas em plantações.

“Trata-se de uma ação importante para todas as partes envolvidas. Nossos parceiros respondem por cerca de 23,5% dos frutos processados em nossas fábricas e contam com alto grau de segurança econômica e jurídica na comercialização, já que são protegidos por contratos de compra e venda que asseguram garantias e permitem um planejamento mais eficaz de suas atividades”, afirma Douglas Pimentel da Silva, coordenador Agrícola do Programa de Integração & Parceiros da Agropalma.

“Tendo em vista que não adotamos mais as práticas extrativistas na região, a parceria com a Agropalma se mostra uma oportunidade valiosa para agregar a palma em nossas fazendas e diversificar ainda mais nossa produção de forma sustentável e efetiva para o desenvolvimento da nossa comunidade”, diz Raimundo Nonato Gonçalves, presidente da ASMOJU.

 

Sobre a Agropalma
A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Hoje a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br

 

Atendimento à Imprensa:

RPMA Comunicação

agropalma@rpmacomunicacao.com.br

Edvaldo Chequetti – (11) 99686-7410
Fabiano Oliveira – (11) 99287-5957

Eduardo Silva – (11) 98891-8612

 

RPMA Comunicação

Tel.: (11) 5501-4673

www.rpmacomunicacao.com.br

Eduardo Silva
eduardo.silva@rpmacomunicacao.com.br
(11) 5501-4655