Portugal tem sido uma das principais opções de destino dos brasileiros para a internacionalização de empresas
Consultor afirma que burocracias contábeis e jurídicas geram dúvidas e receios em empresário
São Paulo, fevereiro de 2023 — O mercado brasileiro tem vivenciado constantes altos e baixos devido ao cenário político e econômico. Tal situação tem gerado cautela em muitos empresários que pensam, cada vez mais, em levar sua marca ou até mesmo abrir uma nova empresa no exterior, é o que afirma Marco Oliveira, especialista em gestão estratégica de negócio com foco em Go-To-Market (GTM) e sócio-fundador da O4B.
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae a partir da base de dados do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), reunidos no Comex Stat, em 2021, 30 mil empresas brasileiras exportaram seus produtos ou serviços, sendo que cerca de 11 mil eram micro e pequenas (MPE). E, segundo informações publicadas pelo Governo Federal, o montante de investimentos brasileiros em Portugal, por exemplo — um dos países preferidos das marcas nacionais –, é de aproximadamente 3,2 bilhões de euros (R$ 16,6 bilhões).
Esse interesse tem levado ao desenvolvimento de novos e diversos negócios, inclusive, para dar apoio e orientação a quem quer apostar na expansão das atividades em terras europeias. A O4B, consultoria liderada por Marco Oliveira, é um desses exemplos e acaba de fechar uma parceria com a Faria de Oliveira Advogados (FOA), sociedade brasileira com sede em Portugal. O objetivo é criar e ofertar uma trilha de sucesso para o processo de internacionalização de companhias que pretendem entrar no continente europeu ou, até mesmo, de empresários europeus que queiram entrar no mercado brasileiro.
“Hoje em dia, é praticamente inviável estarmos alienados ou querermos trabalhar sozinhos, ainda mais num mundo globalizado. Pensamos que a palavra-chave é ‘cooperação’. Contudo, a diversidade é crucial para o desenvolvimento de novas ideias e de forma a dar espaço à criatividade. É neste contexto que esta parceria faz todo o sentido uma vez que praticamos diferentes atividades, nos localizamos em dois continentes, mas temos um objetivo em comum: contribuir para o crescimento e a internacionalização de empresas e corporações”, afirma Nelson Faria de Oliveira e Managing Partner da FOA.
Segundo Marco Oliveira, “uma das principais dificuldades dos empresários é a parte burocrática contábil e jurídica, além da falta de conhecimento do mercado local, o que traz muitas inseguranças nesse tipo de iniciativa. Queremos dar apoio a eles para que tenham todas as informações necessárias para uma tomada de decisão mais tranquila e para que consigam alcançar seus objetivos de desenvolvimento”, explica.
O especialista detalha que, para isso, é realizada uma análise preliminar de mercado, como concorrentes, precificação, mercado potencial; enquadramento jurídico da atividade a ser desenvolvida; definição do modelo de governança; registro de marca na União Europeia ou no Brasil (vice-versa); elaboração e formatação de todos os instrumentos e contratos legais; regularização dos produtos e serviços, entre muitas outras ações necessárias para garantir o sucesso dos negócios.
“Há empresas brasileiras que têm um ótimo produto, um apelo ambiental muito significativo e que já poderiam estar no mercado europeu, mas não conseguem ou nem se arriscam. Com a parceria da O4B com a Faria de Oliveira Advogados, estamos preparados para desburocratizar e acelerar todo o processo de qualquer empresa”, diz Marco Oliveira.
Empresas europeias no Brasil
De acordo com Marco Oliveira, mesmo com o cenário de incertezas em que o Brasil se encontra, empresários europeus não devem deixar de enxergar o país como um mercado potencial. “O Brasil tem um mercado atrativo para empresas europeias devido ao consumo de produtos e serviços pujante que é refletido no PIB. Porém, muitas não seguem com estratégias no Brasil por desconhecerem o mercado e seu potencial, além das questões jurídicas e fiscais que também são uma barreira. A ideia da O4B juntamente com a Faria de Oliveira Advogados é dar visibilidade para todo o processo, mitigando riscos e facilitando acesso”, afirma Marco Oliveira.
Segundo pronunciamento do ministro da Fazenda, realizado nessa segunda-feira (30), o interesse internacional no Brasil deve aumentar com avanços nas agendas fiscais, de crédito e regulatória e foco na industrialização.
“A adversidade cria a oportunidade. Saindo de um contexto pós-pandémico, guerra e eleições, teremos um fluxo muito interessante entre o Brasil e a Europa pela razão de que o Antigo Continente continua a ser um mercado muito próspero e o mercado brasileiro de muitos resultados, mas ainda com muito potencial para explorar”, finaliza Nelson Faria de Oliveira.
Sobre a O4B
A O4B — Open For Business é uma consultoria formada exclusivamente por executivos de mercado com experiência em gestão, soluções corporativas e especialização na estratégia Go-to-market. Com mais de 10 anos de atuação no mercado, tem auxiliado grandes empresas no desenvolvimento e implementação de alternativas competitivas.
|