
O presidente da COMIGO defendeu o produtor rural na abertura da Tecnoshow 2025, afirmando que agricultor apenas segue as regras impostas pelo mercado e não controla os preços dos alimentos
O presidente da COMIGO (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Sudoeste Goiano), Antônio Chavaglia, defendeu os produtores rurais, acusados pelo Governo Federal de serem os grandes responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos, durante a abertura da Tecnoshow 2025.
O evento, que acontece de 7 a 11 de abril na cidade de Rio Verde, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Participaram também o secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Pedro Leonardo Resende; o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo (MDB/GO); e da deputada federal Marusa Boldrini (MDB/GO).
“O produtor rural apenas segue as regras impostas pelo mercado”, afirmou Chavaglia. Ele enfatizou também que os preços dos insumos tem que se alinhar à realidade internacional. “A cooperativas, como a COMIGO, auxiliam o produtor nesse processo de levantamento de custos. Quem define preços é o mercado, não o agricultor”, defendeu.
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância do Estado de Goiás como grande produtor de grãos. “Passamos o Rio Grande do Sul em produtividade e agora estamos apenas atrás do Paraná”, afirmou. Caiado afirmou que o Estado avança cada vez mais em produtividade, dando exemplo respeito ao meio ambiente.
Ele também destacou a importância da Tecnoshow no cenário nacional e na propagação de conhecimento e tecnologias para o produtor rural. “A Tecnoshow é uma escola, onde onde o produtor rural aprende, acima de tudo, a ser cada vez mais sustentável”, afirmou.
A Tecnoshow Comigo acontece de 7 a 11 de abril de 2025 no Centro Tecnológico COMIGO – Anel Viário Paulo Campos, Km 7 – Zona Rural, Rio Verde.
Durante os cinco dias do evento, a Tecnoshow COMIGO 2025 reunirá 695 expositores e espera receber 150 mil visitantes, um crescimento de 10% em relação à edição passada. O volume de negócios também deve aumentar 5%, ultrapassando R$ 10 bilhões em comercializações.
TAGS:
#Tecnoshow # Ronaldo Caiado # Antonio Chavaglia # Rio Verde # Goiás # Feiras do Agro
Fonte: RuralNews