Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Arames de qualidade estão na base do sucesso do cultivo de maracujá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Yara Fabrin-Pixabay)

O uso de arames nas espaldeiras garante uma cultura produtiva e facilita a colheita 

O Brasil está entre os maiores produtores de maracujá no mundo. Essa fruta tropical tem amplo mercado, indo da indústria de alimentos à fabricação de cosméticos e produtos medicinais. Seu cultivo exige cuidados específicos, principalmente no suporte às plantas durante o seu desenvolvimento. “Os arames desempenham papel essencial nesse processo, pois mantêm as plantas eretas e facilitam tanto o manejo quanto a colheita”, explica Danilo Moreira, analista de mercado agro da Belgo Arames.

Segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção nacional de maracujá aumentou significativamente nas últimas duas décadas, passando de 485.342 toneladas, em 2003, para 711.278 toneladas, em 2023. A região Nordeste, em particular, é uma potência produtora, respondendo por 71% da safra nacional.

“Com a crescente demanda por maracujá, a qualidade dos frutos torna-se fator decisivo para o sucesso da colheita e, consequentemente, para a rentabilidade dos produtores. Além das técnicas de plantio e manejo, é fundamental que os agricultores adotem um sistema eficiente de condução das plantas. Como o maracujá é uma planta trepadeira, é necessário instalar uma espaldeira que possibilite seu crescimento vertical de forma ordenada”, informa Danilo.

A escolha do arame certo também faz toda a diferença. A resistência do material garante o suporte ideal para as plantas e torna o processo de colheita mais ágil. O espaçamento adequado entre as plantas e a altura da estrutura devem ser ajustados conforme a variedade cultivada e as características da região.

Atenta às necessidades do setor, a Belgo Arames, referência no mercado brasileiro de arames, desenvolveu Belgo Frutifio, um arame ideal para sistemas em espaldeiras e latadas, sendo especialmente eficaz para maracujás e uvas. Belgo Frutifio destaca-se pela alta resistência à tração, o que evita o desgaste causado por agentes corrosivos, comuns em pomologia.

“Além disso, Belgo Frutifio tem durabilidade superior, garantindo a qualidade que é marca registrada da Belgo. Ao utilizar arames de alta qualidade e adotar boas práticas agrícolas, os produtores brasileiros podem alcançar produções abundantes e colher frutos de excelente qualidade”, conclui Danilo Moreira.

Sobre a Belgo Arames   

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. A empresa possui plantas em Minas Gerais, nas cidades de Contagem, Sabará, Itaúna e Vespasiano; em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré e na Bahia, em Feira de Santana.  Saiba mais em belgo.com.br

Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa – SP