Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

2ª Etapa do XIII Campeonato Paraense de Três Tambores é realizada em Imperatriz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Competidores do Maranhão, Pará e Tocantins participaram do evento em Imperatriz

A 2ª Etapa do VIII Campeonato Paraense de Três Tambores foi realizada de 25 a 28 de setembro no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em imperatriz (MA).

O evento reuniu competidores do Pará, Maranhão e Tocantins, que disputaram diversas categorias, entre as quais, Teste Horse, Cavalo Iniciante, Potro do Futuro, GP ABQM, Babby, Kids e Feminino.

“A competição dos três tambores, além de envolver crianças, jovens e adultos, conta também com a participação de toda a família e acaba sendo uma verdadeira confraternização entre amigos apaixonados por este esporte equestre”, destacou o presidente do Sinrual, Glen Maia, em entrevista ao Conexão Rural.

O presidente do Sinrural, Glen Maia, e diretores do Sindicato Rural participaram da cerimônia de abertura da Prova de Três Tambores em Imperatriz

Regras

Vence a prova, que requer muita técnica e amor aos animais, quem fizer o percurso montado num cavalo ou égua ao redor de três tambores colocados em triângulo no centro da arena, no menor tempo possível, sem derrubar nenhum tambor. Quando um tambor é derrubado, o cavaleiro é penalizado em cinco segundos.

NINIL

O treinador Genilson Martins Costa, o “NINIL”, nasceu em Ipixuna (PA) e mora há mais de 10 anos em Parauapebas, também no Pará. Ele é treinador há mais de 15 anos.

Ninil e a esposa Bete têm dois filhos que competem nas provas de tambores: o Hiago Costa, de 16 anos, que é competidor desde criança, e a Laura, de 7 anos,  que compete desde os 3 anos de idade.

Em 2014, Ninil criou o Centro de Treinamento em Quarto de Milho Genilson Martins, em Parauapebas (PA), e vem se destacando nos últimos anos como um dos principais treinadores de Três Tambores do Pará, por causa de sua experiência, dedicação e atenção e carinho para com seus alunos e animais.

A prova de Três Tambores realizada em imperatriz teve total apoio do sindicato rural da cidade, o Sinrural.

Na noite de sábado (27-09), sob o comando do locutor Renato Cuiabano, foi realizada a cerimônia de abertura da 2ª Etapa do VIII Campeonato Paraense de Três Tambores no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva em imperatriz.

Houve a entrada triunfante das bandeiras do Sinrural, de Imperatriz, do Maranhão e do Brasil e a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O evento contou com a presença do presidente do Sinrural, Glen Maia, dos diretores e organizadores da prova, William Cambuim, Eli Marinho, Estênio Abrantes e Fernando Félix e do jurado da prova, Sérgio Corrêa Teixeira.

O diretor do Sinrural, Flávio Antonioli, após destacar o espírito de união e de família das provas de Três Tambores, fez uma homenagem ao treinador Ninil, com a entrega de uma fivela especial para o treinador.

A competição da prova de Três Tambores terminou no domingo, 28 de setembro, e os competidores elogiaram o evento realizado no Sindicato Rural de Imperatriz.

As competições de Três Tambores têm crescido bastante no Maranhão, Pará e Tocantins

“A prova foi muito bem organizada e o Sindicato Rural de Imperatriz está parabéns pela bela organização do evento e o apoio dado aos competidores visitantes”, declarou Lucas Vinícius Magalhães, que veio de Marabá (PA).

A adolescente Laura Lira, de Imperatriz, também destacou “a ótima organização da Prova de Três Tambores e o clima de confraternização entre familiares e amigos durante a competição”.

Os resultados da Prova de Três Tambores realizada em Imperatriz você pode conferir no portal do SGP – Gerenciamento de Provas: www.sgpsistema.com

Por Lima Rodrigues, de Imperatriz (MA)