
Resultados de pesquisa feita no período de adaptação do confinamento foi tema do trabalho apresentado durante Reunião da Sociedade Americana de Ciência Animal – ASAS – de 2025
A Phibro Saúde Animal e a MFG Agropecuária, apresentaram em conjunto no ASAS 2025, evento realizado entre 6 e 10 de julho, em Hollywood no estado americano da Flórida, nos Estados Unidos, os resultados de um estudo sobre a melhora de performance de animais durante o período de confinamento ao serem suplementados com aditivo NutraGen® durante o período de adaptação. A pesquisa foi realizada na unidade da MFG Agropecuária de Campo Novo do Parecis-MT.
“O período de adaptação é uma das fases mais desafiadoras do animal dentro do confinamento, além do desafio de buscarmos performance nos primeiros dias, é preciso entender sobre a anatomia e fatores fisiológicos do animal que possam ser limitantes em seu desenvolvimento, nesse período, um bom protocolo nutricional nos garante uma devida saúde ruminal e intestinal para que o animal tenha condições de expressar seu máximo potencial durante todo o ciclo confinado.” reforça Adriano Umezaki, gerente de nutrição MFG Agropecuária.
Na pesquisa, o objetivo foi investigar o efeito do aditivo NutraGen® (desenvolvido pela Phibro Saúde Animal) fornecido durante o período de adaptação sob a performance de bovinos da raça Nelore ao longo de todo período de confinamento. A solução nutricional auxilia o controle dos níveis de estresse ao reduzir a síntese de cortisol, favorecendo a ingestão de alimento e água, consequentemente melhorando a adaptação dos animais ao sistema confinado, promovendo mais saúde, eficiência biológica e lucratividade ao rebanho. “O resultado foi impressionante”, resume Arquimedes Junior, gerente de negócios para bovinos de corte da Phibro no Brasil. “Animais alimentados com NutraGen® durante a fase de adaptação apresentaram estatisticamente melhor ganho médio diário, maior consumo de matéria seca como porcentagem do peso corporal e maior eficiência alimentar em comparação ao grupo controle ao final dos 91 dias do período de confinamento”, reforça Arquimedes.
Segundo Danilo Grandini, diretor global de bovinos de corte da Phibro, a participação em um evento tão representativo reforça o compromisso da empresa com a ciência aplicada e a inovação em saúde e nutrição animal. “A reunião da ASAS é uma oportunidade única para trocar experiências com profissionais especializados, centros de pesquisa e representantes de universidades, além de apresentar avanços relevantes para o desempenho zootécnico dos bovinos”, afirma. “Nesse sentido, o estudo apresentado demonstra o potencial de uso do NutraGen® de forma estratégica para uma produção animal alinhada aos preceitos de bem-estar animal.”
“Participar da Reunião da ASAS 2025 e apresentar um estudo desenvolvido em uma de nossas unidades foi extremamente significativo para a MFG Agropecuária, reforçando nosso compromisso com a ciência, o bem-estar animal e a busca contínua por inovações que gerem valor à produção pecuária. A fase de adaptação dos animais é um ponto crítico no confinamento, e poder compartilhar dados que demonstram como estratégias nutricionais bem direcionadas contribuem para a saúde e o desempenho do rebanho é motivo de orgulho. Essa parceria reafirma a importância de unir esforços entre campo, indústria e pesquisa para impulsionar a eficiência produtiva com responsabilidade.” finaliza Maryele Rodrigues, gerente de sanidade e bem-estar animal da MFG Agropecuária.
Sobre a Phibro Saúde Animal
A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Constituída em 1946, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Acesse: https://www.phibrosaudeanimal.com/
Sobre a MFG Agropecuária
A MFG é o maior grupo de confinamento do país, contando com unidades em Cotegipe – BA, Coxim – MS, Mineiros – GO, Sabino e Pereira Barreto – SP e Campo Novo do Parecis, Campo Verde e Tangará da Serra – MT. Com capacidade estática de 143 mil animais, a MFG oferece soluções aos parceiros para engorda de seus animais com mais eficiência, com segurança e respeito aos animais e ao meio ambiente. O grupo é pioneiro em iniciativas de nutrição, sanidade e bem-estar animal. Acesse: https://www.instagram.com/mfgconfinamentosbr/
Graziele Oliveira
Texto Comunicação Corporativa – SP