Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Primeiro café agroflorestal da Amazônia é exemplo para o Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Marcelo/Fuê
Café 100% Orgânico produzido por pequenos agricultores no Sistema Agroflorestal

Disponível no Carrefour, Café Apuí Agroflorestal mostra como é possível equilibrar produção com respeito ao meio ambiente e geração de renda para famílias parceiras

O Grupo Carrefour Brasil anunciou recentemente investimentos de R$ 28 milhões em projetos destinados ao combate ao desmatamento e à conservação das florestas. Entre as iniciativas está o Café Apuí Agroflorestal, no Amazonas, primeiro café 100% robusto orgânico cultivado em agrofloresta na Amazônia. A iniciativa foi criada pelo Idesam, como sugestão aos produtores que haviam abandonado seus cafezais. Como solução, foi proposta uma nova forma de cultivo para esse café, o Sistema Agroflorestal (SAF), um plantio sombreado, em meio às árvores, que garante mais qualidade e sabor ao café. A organização criou ainda a ponta comercial para levar o café a outras regiões, a empresa Amazônia Agroflorestal, que também presta assessoria técnica aos produtores.

Disponível nas gôndolas do Carrefour, o café mostra como é possível manter a floresta em pé, gerar renda para agricultores e agricultoras na região e recuperar áreas desmatadas. Até 2023, a iniciativa plantou mais de 120 mil mudas de espécies nativas, apoiando a restauração de 190 hectares de floresta e a conservação de 7,7 mil. Ao todo, mais de 100 toneladas de café já foram produzidas junto a 113 famílias.

“Quando se pensa em café, muitas pessoas não imaginam uma iniciativa como essa na Amazônia. Com a Iniciativa Café Apuí Agroflorestal, mostramos como é possível produzir café de qualidade, manter a floresta em pé com uma agricultura de baixo carbono e ainda potencializar a regeneração da floresta Tudo isso com um comércio justo, 100% acima do mercado de commodities, com pagamento por serviços ambientais e Certificação Orgânica”, André Vianna, diretor técnico do Idesam.

Disponível em 75 pontos de venda com mais de 100 clientes fixos, o Café Apuí Agroflorestal agora, com o Grupo Carrefour Brasil, irá construir estruturas que vão apoiar o restauro de mais de 190 hectares (equivalente a 1,95 milhões de metros quadrados) até 2027. Estima-se ainda o aumento da renda dos pequenos produtores por meio da produção do café Robusta, podendo chegar a 70% a mais O aporte da empresa será utilizado em três eixos: viveiro de mudas (equipamentos, estrutura e rede de sementes); produção e qualidade (capacitação dos produtores e equipe) e indústria de beneficiamento (melhoria da qualidade e preço).

Sobre o Idesam

O Idesam é uma ONG amazonense com atuação na Amazônia Legal desde 2004 e trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Possui a qualificação de Organização Social de Interesse Público (Oscip) e possui o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Inovação e Meio Ambiente’; e é credenciado como ator da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Coordena as iniciativas Amaz Aceleradora de Impacto, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal, Programa Carbono Neutro, Programa Prioritário de Bioeconomia e Observatório BR-319.Para saber mais, acesse: www.idesam.org


Hedylaine Boscolo
hedyboscolo@arcow.com.br