Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Irmã Jane defende o fortalecimento da agropecuária e melhorias na saúde e educação para Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Irmã Jane, uma mulher do agro que defende melhorias para Canaã dos Carajás (PA)

Luce Jane Nabut de Oliveira, a Irmã Jane, nasceu em Goiânia, a bela capital goiana, em 22 de junho de 1965. Ela é filha de Osmar Nabut e Maria da Penha Nabut, produtores rurais. Tem mais três irmãos.

A menina foi criada pelos avós na cidade de Anápolis (GO) e teve uma infância feliz. “Era muito boa. Foi uma ótima infância e adolescência. A gente morava na Vila Fabril.  Meu avô trabalhava numa fazenda e nós sempre íamos para ficar com ele”, lembra, com emoção, a pioneira de Canaã dos Carajás (PA).

Irmã Jane estudou em escola pública e concluiu o magistério, mas desde cedo trabalhava. Já era uma guerreira. “A família tinha açougue, então trabalhei na minha juventude no açougue e depois em lanchonete e algum tempo depois me casei com o produtor rural Visconde Souza de Oliveira”, disse ela.

Visconde Souza de Oliveira, esposo da Irmã Jane, é produtor rural pioneiro em Canaã dos Carajás

O casal morava em Mara Rosa (GO) e um belo dia um amigo, que ia levar uma mudança para o então Cedero II, convidou Visconde para conhecer o Pará. A pujante vila Cedero 2 pertencia ao município de Parauapebas (PA), mas seus moradores já sonhavam com sua emancipação.  (Canaã dos Carajás conquistou sua emancipação em 4 de outubro de 1994).

“Meu esposo foi e gostou do Pará. E aí já olhou uma terra comprou, voltou e me buscou em janeiro de 1991. Fiz parte da emancipação do município e aí eu comecei minha vida política. Fui candidata a vereadora tive 756 votos”, afirmou, destacando que também exerceu o cargo de secretária do Meio Ambiente de Canaã dos Carajás e exerceu outros cargos em assessorias.

Sempre ligada ao meio rural, Irmã Jane ressalta que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade e, especialmente, no agronegócio. “Hoje, as mulheres são apaixonadas pelo campo. Temos mulheres vaqueiras, mulheres que plantam roça de milho e plantam horta, todo tipo de verdura, e mulheres que administram as fazendas de suas famílias com muita responsabilidade e dedicação. Então, vejo hoje a participação das mulheres no agro muito importante, porque elas estão ocupando os espaços que elas podem ocupar”.

Irmã Jane disse que valeu a pena deixar seu querido Goiás e vim para Canaã dos Carajás em busca de dias melhores e construir uma grande família. “Saí da minha cidade para vim morar em Canaã dos Carajás, que representa tudo na minha vida. Escolhi esta cidade para criar meus filhos, meus netos e meus bisnetos (ela tem 2). Canaã é uma cidade que eu amo. É linda cidade que surpreende todos que aqui chegam. É uma cidade acolhedora e é  para mim a minha casa”, afirmou.

A neta Gabriela Nabut, o filho caçula Paulo Fernando, Irmã Jane e a mãe dela, dona Maria da Pena, e o bisneto Luís Miguel

A pioneira Irmã Jane sonha com dias melhores para Canaã dos Carajás, levando em conta que o município é rico, mas enfrenta problemas, especialmente na área de saúde. “É uma cidade tão rica e a saúde hoje em Canaã é precária. Pelo dinheiro que entra no município, os gestores deixam muito a desejar. Então, precisamos melhorar nossa cidade e gerar emprego e renda e oferecer melhores condições de vida à sua população, para que famílias não precisem mais levar seus parentes para fazer tratamento em outras cidades”, aletou.

Ela entende que para isso é preciso que os gestores sejam mais qualificados. “Precisamos de pessoas qualificadas para estar à frente da administração do município nos poderes Executivo e Legislativo.  Assim, eu acredito que poderemos melhorar mais a saúde e outras áreas da nossa cidade”, frisou.

Além da saúde, Irmã Jane destacou que “sonha também com uma assistência social que realmente atenda as pessoas carentes com programas sociais sólidos”.

Para a zona rural, ela acredita que “é possível fortalecer a agricultura familiar, assim como o médio e o grande produtor rural do município”.

Irmã Jane afirmou que a educação é fundamental na vida de crianças e jovens. “Precisamos qualificar nossos jovens, porque quando terminam o ensino médio não têm como ser qualificados dentro de Canaã. São necessários cursos técnicos e ensino superior para que os jovens fiquem por aqui mesmo ao lado de suas famílias, sem precisar ir para outras cidades, e possam ter um futuro melhor e muito mais brilhante”, afirmou.

(Por Lima Rodrigues)

Fotos: arquivo de família