Iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre o programa de agricultores parceiros da empresa e dar sequência ao processo de seleção para novos produtores
São Paulo, dezembro de 2023 – A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, realizou um Dia de Campo com cerca de 50 agricultores na Vila Jutaiteua, em Moju (PA), na última quarta-feira (13). O encontro serviu como uma das etapas de estudo e captação para o programa de agricultores parceiros da empresa, que já conta com 332 produtores e gera benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.
A ação contou com a presença de representantes da Associação dos Agricultores Familiares de Jutaiteua (ASMOJU), Sindicato dos Produtores Rurais de Moju, OrbisExceller, Sistêmica Consultoria Agronômica e da própria Agropalma, além de 16 agricultores da região que integram o programa e cerca de 30 candidatos para ingressar na iniciativa. Na ocasião, uma roda de conversa promovida entre essas organizações, os agricultores e a comunidade local apresentou detalhes sobre como o plantio da palma pode ser associado a outras culturas que já existem na região.
Em outra etapa do evento, foi estabelecida uma dinâmica com os participantes baseada em uma rodada de visitas aos plantios da Agropalma e de algumas propriedades ligadas à Associação que contam com lavouras de açaí, cacau e pimenta. Para eles, a produção de palma funciona como um incremento para outras culturas que geram sinergia e contribuem para uma gestão mais eficaz dos plantios, colheitas e vendas, além de oferecer aos agricultores mais garantia em relação à renda, uma vez que, após serem admitidos no programa, têm todos os seus frutos adquiridos pela Agropalma.
“Os agricultores estão muito otimistas e esperançosos com a possibilidade de o dendê incrementar seus ganhos e melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade”, pontua Arthur Wieczorek, sócio-proprietário da OrbisExceller.
Consolidação do plantio de dendê na comunidade
O encontro tem sido bastante promissor para esses trabalhadores. De acordo com o agricultor local Vicente Gonçalves Barbosa, “essa parceria vai contribuir muito com a renovação das nossas lavouras, pois é um plantio com tempo de duração superior a outras plantações que temos aqui, o que torna o nosso trabalho mais fácil na administração de custos e investimentos.”
“Estamos trabalhando há cerca de dois anos na consolidação do plantio de dendê na comunidade e constatamos que se trata de uma cultura extremamente relevante para o desenvolvimento da economia local”, relata Izaac Rodrigues, sócio-proprietário da Sistêmica e representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Moju. “Em paralelo, desenhamos um plano de assistência para o fortalecimento das outras atividades, estimulando a circulação dos recursos necessários para financiar a infraestrutura e os insumos adotados para todas essas lavouras.”
Apoio e suporte técnico aos produtores rurais
Os agricultores que integram o programa recebem consultoria, assistência técnica e treinamentos especializados para capacitação e aprimoramento do cultivo de palma com o objetivo de garantir o bom manejo e o êxito da produção. Todas as práticas estabelecidas pela iniciativa estão em linha com a rigorosa política de não desmatamento da Agropalma, que deixou, há mais de 20 anos, de converter florestas em plantações.
“Trata-se de uma ação importante para todas as partes envolvidas. Nossos parceiros respondem por cerca de 23,5% dos frutos processados em nossas fábricas e contam com alto grau de segurança econômica e jurídica na comercialização, já que são protegidos por contratos de compra e venda que asseguram garantias e permitem um planejamento mais eficaz de suas atividades”, afirma Douglas Pimentel da Silva, coordenador Agrícola do Programa de Integração & Parceiros da Agropalma.
“Tendo em vista que não adotamos mais as práticas extrativistas na região, a parceria com a Agropalma se mostra uma oportunidade valiosa para agregar a palma em nossas fazendas e diversificar ainda mais nossa produção de forma sustentável e efetiva para o desenvolvimento da nossa comunidade”, diz Raimundo Nonato Gonçalves, presidente da ASMOJU.
Sobre a Agropalma
A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Hoje a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br
Atendimento à Imprensa:
RPMA Comunicação
agropalma@rpmacomunicacao.com.
Edvaldo Chequetti – (11) 99686-7410
Fabiano Oliveira – (11) 99287-5957
Eduardo Silva – (11) 98891-8612
RPMA Comunicação
Tel.: (11) 5501-4673
Eduardo Silva
eduardo.silva@rpmacomunicacao.
(11) 5501-4655