Pessoas dos mais variados segmentos, que contribuíram ou ainda contribuem com o desenvolvimento de Parauapebas, foram homenageadas pelos vereadores da Câmara Municipal com a entrega de honrarias durante sessão solene realizada nesta sexta-feira (15).
No total, 55 pessoas foram agraciadas com títulos de “Cidadão Honorário”, “Comenda Municipal do Mérito Milton Martins” e “Comenda Municipal do Mérito Islander Sousa” propostos pelos vereadores.
Homenageados de Anderson Moratorio
O primeiro a realizar a entrega das honrarias foi o vereador Anderson Moratorio (PDT). Foram contemplados com o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas”: o cacique mais antigo de Parauapebas, Botxiê Xikrin; o artista Onofre de Souza Lobo, o “Lobo da Cultura”; o médico Joaquim Martins Campos e para a escritora Terezinha Guimarães. O parlamentar também entregou a “Comenda Municipal do Mérito Islander Sousa” para a Equipe Vilhena Jiu-Jitsu, em reconhecimento pelos trabalhos prestados ao município por meio do esporte.
“São tantas pessoas que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento de nossa cidade e merecem esse reconhecimento. É uma homenagem justa, pela contribuição de vocês com a construção do nosso município”, enfatizou Moratorio.
Homenageados de Miquinha
Na sequência, o vereador Israel Miquinha (PT) entregou o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para a produtora rural e ativista do Movimento Sem Terra (MST), Maria Helena Dantas; o empresário Cezimar dos Santos de Souza; o professor e advogado Raimundo Oliveira Neto; o professor e ex-vereador Euzébio Rodrigues; o pastor Fernandes Pereira da Silva e o deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT). Os deputados estaduais Carlos Bordalo (PT) e Ivanaldo Braz (PDT) também estavam entre os homenageados de Miquinha, mas não compareceram à solenidade.
“Todos aqui são pessoas que têm ajudado Parauapebas, dado sua contribuição para que essa cidade continue no rumo certo”, destacou Miquinha.
Homenageados de Eliene Soares
A vereadora Eliene Soares (MDB) entregou a “Comenda Municipal do Mérito Milton Martins” para a professora fundadora da Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Fadesa), Rejane de Aquino Dias Braga, e para o ex-vereador Devanir Martins.
“É uma alegria muito grande fazer essas homenagens. São pessoas queridas em nossa cidade. Rejane colaborou com a formação de tantas pessoas e o Devanir atuou na Vale e no poder público, na Câmara. Quem tem história, conta história e faz parte da nossa história”, relatou Eliene.
Homenageados de Rafael Ribeiro
O presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB), homenageou cinco pessoas com a entrega do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas”: o secretário municipal de Habitação, José Orlando Menezes Andrade; o ex-vereador Valmir Oliveira Pereira; o servidor público Felipe Melo; o comerciante Antônio das Neves Freitas e o professor Alderi Gonçalves dos Santos.
“Hoje é um dia de muita alegria e de muita felicidade. É uma satisfação imensa homenageá-los. Vocês construíram e desbravaram Parauapebas. Se Parauapebas é o que é hoje, nós devemos isso a vocês, que construíram esse município com muita garra. Se sou filho de Parauapebas é porque vocês são os pais. Tem um legado de muito trabalho por Parauapebas”, destacou Rafael.
Homenageado de Leandro do Chiquito
Logo depois, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) entregou o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para o primeiro vice-prefeito do município, Renato de Sousa Araújo. Pioneiro de Parauapebas, ele foi vice de Faisal Salmen.
“É um prazer imenso estar aqui hoje, diante de tantas pessoas muito queridas sendo homenageadas. E é uma grande honra estar homenageando nosso primeiro vice-prefeito, um homem que tem uma grande história, que luta pelo município desde a emancipação”, relatou Chiquito.
Homenageados de Zacarias Marques
Em seguida, o vereador Zacarias Marques (PP) homenageou cinco pessoas com a entrega do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas”. Receberam a honraria a cantora e servidora pública Annanda Wellen de Farias Gomes, o repórter policial Ronaldo Modesto Pereira, o “Vela Preta” e os policiais militares Cabo Ilson Muller da Silva Mendes, soldado Kleber Evangelista Mota e soldado Alan Robson Rodrigues Nascimento. Os policiais salvaram um bebê de um engasgamento.
“Parauapebas é uma cidade construída tijolinho por tijolinho, por muitas mãos. Espero que a gente possa estender essas homenagens ao maior número de pessoas possível, para que possamos dar o título a cada um que ajudou a transformar essa cidade. O título de Cidadão nos traz um sentimento de pertencimento a essa cidade”, concluiu Zacarias.
Homenageados de Zé do Bode
O vice-presidente da CMP, vereador Zé do Bode (MDB), homenageou com a entrega do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” o deputado federal Keniston Braga (representado pelo filho Francisco Braga), o empresário do ramo de ambulâncias Danilo Ruiz Montezani (representado pelo irmão Denismar) e o ex-secretário municipal de Obras, Pedro Alcântara dos Santos.
“São pessoas que contribuíram e contribuem para o bom andar de Parauapebas. Temos que dar notoriedade aos jovens, mas jamais podemos nos esquecer dos pioneiros, que com estrada ou sem estrada ajudaram a construir essa cidade”, defendeu Zé do Bode.
Homenageados de Elias da Construforte
O vereador Elias da Construforte (PSB) homenageou cinco pessoas com a entrega do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas”: o policial militar, soldado Wedson Leal dos Santos; o delegado de Polícia Civil Thiago Carneiro Rodrigues, a advogada Daniela Machado Barcelos, a advogada Jeanny Luce da Silva Freitas Frateschi e a professora, autora do hino de Parauapebas, Benilda Ferreira de Souza.
“Agradeço profundamente a todos vocês pela dedicação, profissionalismo e compromisso com nosso município e com as pessoas que vivem nele. Essa homenagem é apenas um pequeno gesto em homenagem ao trabalho e dedicação de vocês ao nosso povo”, ressaltou Elias.
Homenageados de Joel do Sindicato
O vereador Joel do Sindicato (PDT) homenageou duas pessoas. Foram contemplados com o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” o empresário Manoel Fernandes e o sindicalista Moacir Bispo dos Santos.
“Esses dois títulos vêm tarde, há muitos anos já deveriam ter sido reconhecidos por suas trajetórias, que tanto contribuíram com o desenvolvimento dessa cidade”, afirmou Joel do Sindicato.
Homenageados de Josemir Silva
O vereador Josemir Silva (Pros) entregou o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para seis pessoas: o militar Francisco Kennedy Brito da Silva, o gerente de Relacionamento com a Comunidade da Vale, Edvaldo Pereira Braga; o médico Wengmo Lima Santos; a empresária Rute Leles da Silva Melo Muniz, o trabalhador autônomo da área da reciclagem, Ednaldo de Brito Barbosa, o “Gibi”; e a técnica em enfermagem aposentada Maria Vera da Costa.
“É um privilégio muito grande estar aqui hoje homenageando essas pessoas que estão construindo e que construíram a nossa Parauapebas, com muita dedicação e com muito amor”, enfatizou Josemir.
Homenageados de Francisco Eloecio
O vereador Francisco Eloecio (Republicanos) entregou o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para o professor de Karatê Sebastião Ramos Cavalcante, para a professora Maria do Carmo Oliveira Pereira, para a professora Solange Pereira Campos, para o professor de Karatê Adaias Oliveira Fernandes e para o esportista e Coordenador Municipal da Pessoa com Deficiência Geova Rodrigues Botelho (representado por Erick Ribeiro).
“Eu cresci vendo essas pessoas trabalhando pelo bem da cidade, fazendo o bem, transformando vidas e transformando o esporte. E hoje como vereador e defensor da causa do esporte, eu quero agradecer a cada um por tudo que vocês fizeram. Eu vi o esporte acontecer pelas mãos de vocês”, relatou Eloecio.
Homenageados de Raianny Rodrigues
A atual secretária municipal da Mulher, Raianny Rodrigues (Pros), também participou da sessão solene e entregou títulos de “Cidadão Honorário de Parauapebas” que foram propostos por ela no período em que foi vereadora. A ex-parlamentar homenageou a missionária Aldeane Reis Nascimento Varão (Mel Nascimento); o pastor Antônio Demilton dos Anjos Portela, a senhora Antônia Soraia dos Santos da Silva Araújo (Soraia dos Minérios) e o senhor José Alves da Silva (Seu Coleta). Estes dois últimos não puderam comparecer por questões de saúde.
“Sinto-me muito feliz e orgulhosa por estar aqui hoje entregando esses títulos para os meus homenageados e com fé em Deus, em 2025 nós estaremos de volta a esta Casa, para entregar mais títulos para as pessoas de Parauapebas que merecem reconhecimento”, ressaltou Raianny.
Homenageados de Josivaldo da Farmácia
Por fim, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP), homenageou quatro pessoas com a entrega do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas”: o ciclista Augusto da Silva Torres (Augusto Biscoito), a professora Kátia Luce Saçço Lima, a militante em ações sociais para idosos Ilza Souza do Vale e o farmacêutico Gilson Santana Cabral.
“A palavra de hoje é gratidão. Dá o título para essas pessoas que aqui estão não é apenas mais um título da Câmara Municipal, é reconhecer o que cada um faz de bom pelo nosso município”, concluiu Josivaldo.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023
SESSÃO SOLENE -20231216T021402Z-001.zip
—
Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)
Câmara Municipal de Parauapebas