
Ao lado da Vetoquinol USA, empresa destacou tecnologia que acelera a cicatrização de feridas e lesões dermatológicas
A Vetoquinol Brasil participou, entre os dias 27 e 30 de abril, do North American Veterinary Dermatology Forum (NAVDF) 2025, realizado em Orlando, na Flórida (EUA), em parceria com a Vetoquinol USA. O evento é um dos mais relevantes do calendário internacional na área de dermatologia veterinária. Representando a filial brasileira, a médica-veterinária Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal, esteve presente para dar suporte técnico aos congressistas brasileiros.
“Contamos com a participação especial da Dra. Regina Ruckert Ramadinha, médica-veterinária dermatologista e doutora em Sanidade Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), que gentilmente aceitou nosso convite para compartilhar sua experiência no tratamento dermatológico de seus pacientes com o Phovia® – uma tecnologia inovadora que tem se destacado como aliada no manejo de doenças e lesões cutâneas, através do uso da fotobiomodulação. A Vetoquinol USA deu destaque à eficácia dessa tecnologia na recuperação rápida da pele, o que tornou a presença da nossa especialista ainda mais significativa, já que ela apresentou um case clínico de sucesso com a solução”, comenta Patricia.
Durante o evento, Dra. Regina Ramadinha apresentou um artigo científico desenvolvido em parceria com a também médica-veterinária Dra. Margareth Balbi, que aborda o Uso da Energia Lumínica Fluorescente (ELF) no tratamento de doenças de pele em gatos. O trabalho reuniu três relatos de caso e demonstrou os benefícios da fotobiomodulação promovida pelo Phovia®, como a estimulação celular, redução da inflamação e da carga bacteriana, além de acelerar significativamente o processo cicatricial da pele destes pacientes.
“Phovia® promove uma melhoria significativa na qualidade de vida dos nossos pacientes, aliviando o desconforto e a dor causados por essas lesões. Além disso, os responsáveis pelos animais frequentemente expressam grande tranquilidade em relação ao tratamento, devido à sua aplicação rápida e prática. Da mesma forma, recebemos feedbacks de uma redução notável da dor e do desconforto já nas primeiras aplicações, o que é importante para garantir a adesão ao tratamento”, detalha Dra. Regina.
O estande da Vetoquinol chamou a atenção de dezenas de médicos-veterinários, incluindo muitos brasileiros, interessados em conhecer melhor os diferenciais do tratamento com Phovia®. Além de fornecer informações técnicas detalhadas sobre o produto, a equipe realizou demonstrações práticas da aplicação de ELF em um modelo de pele artificial, evidenciando sua facilidade de uso e rápida atuação.
A ELF oferece uma abordagem terapêutica diferenciada, onde diferentes comprimentos de luz da lâmpada multi-LED conseguem penetrar e atuar em múltiplas camadas da pele, desencadeando diversas respostas celulares benéficas simultaneamente. Dessa forma, Phovia® promove uma recuperação mais rápida da pele, podendo levar a uma menor necessidade de uso de antibióticos, evitando também a resistência bacteriana.
“A presença da Vetoquinol em eventos internacionais como o NAVDF é fundamental para levar aos profissionais da medicina veterinária o que há de mais moderno e tecnológico no mercado veterinário global, pois estamos sempre atentos às necessidades dos médicos-veterinários. Ao identificar a demanda por soluções mais eficazes, rápidas e seguras para o tratamento de doenças de pele, investimos fortemente em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores que auxiliam na melhora da saúde e bem-estar dos animais de companhia. O Phovia® é um exemplo claro dessa abordagem que amplia as possibilidades terapêuticas do médico-veterinário, devolvendo a tranquilidade aos tutores e o pet rapidamente para o convívio normal com a sua família”, finaliza Patricia.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.