
Com investimentos em créditos de carbono para a conservação da Amazônia, empresa reafirma protagonismo na descarbonização e sustentabilidade do agro brasileiro
A UPL Brasil – empresa do Grupo UPL (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, neutralizou totalmente as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) – Escopos 1 e 2, referentes a 2024, atingindo um marco significativo para a sustentabilidade no Brasil. É a primeira empresa agro do país a atingir esse resultado.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, comemora: “Recebemos essa conquista com muito orgulho. Isso é mais do que compensar emissões. É nossa contribuição com um modelo de bioeconomia que gera renda para comunidades tradicionais, protege a biodiversidade e atribui valor real à floresta preservada”.
A consultoria especializada em sustentabilidade no agronegócio, Agrotema, foi responsável pela curadoria e seleção dos projetos, assegurando a integridade socioambiental dos créditos de carbono.
O resultado foi alcançado por meio do investimento na aquisição de 2.464 créditos de carbono de alta integridade, provenientes de projetos de conservação florestal na Amazônia brasileira: Cristalino, certificado pela Social Carbon, segundo a metodologia SCM003 e ABC Norte REDD+, certificado pela Verra, segundo a metodologia VM0015. Ambos os certificados possuem reconhecimento internacional no desenvolvimento de projetos de conservação da floresta, na biodiversidade e no apoio às comunidades.
Rogério Castro complementa: “Esta é apenas uma das nossas iniciativas que integram um abrangente programa de descarbonização, iniciado em 2022, e que abrange ações voltadas para a redução e compensação de emissões de GEE. Neutralizar é apenas parte do caminho. Nosso compromisso é ampliar, cada vez mais, as práticas regenerativas, os processos de baixo carbono e a inovação que transforma”.
O CEO da UPL Brasil ressalta ainda a importância da escolha de bons projetos para consolidar o mercado voluntário de carbono no Brasil e garantir que os investimentos cheguem a quem realmente protege a floresta e as populações de seu entorno. Ele informa que a UPL vem ampliando suas iniciativas em agricultura regenerativa, com foco em tecnologias de baixo carbono e soluções biológicas inovadoras, incluindo parceria com a Embrapa no programa Soja Baixo Carbono, tendo, inclusive, desenvolvido o próprio programa de carbono para grãos no Brasil.
Rogério Castro finaliza: “A neutralização de todas as emissões de 2024 é parte de uma estratégia mais ampla de descarbonização, que ganha ainda mais relevância com a proximidade da COP30, que será realizada em Belém, no coração da Amazônia. Estamos mostrando ao mundo que o agro brasileiro é parte ativa da solução climática ao mundo e podemos alimentar o mundo de forma sustentável”.
Sobre a UPL
A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa – SP |