Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

UPL apresenta o segundo relatório de ações de sustentabilidade no Brasil  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)
  • Documento considera compromissos ambientais, sociais e de governança 
  • Material está disponível na íntegra, para consulta da sociedade e do mercado 
  • Empresa tem o objetivo de reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos 

A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, disponibiliza a segunda edição de seu Relatório de Sustentabilidade. O documento é uma prestação de contas sobre as ações de responsabilidade ambiental, social e de governança realizadas no Brasil, de abril de 2023 a março de 2024 – período do ano fiscal da companhia. Além disso, fornece ao mercado e à sociedade um instrumento de avaliação sobre o desempenho da empresa em relação ao tema. Você pode conferir a íntegra do relatório no site da UPL Brasil: www.uplcomunica.com.br

O documento foi elaborado com base em normas internacionais e foco especial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele reúne as informações sobre a jornada constante da UPL rumo às melhores práticas consolidadas de ESG, sigla em inglês que se refere aos compromissos ambientais (E, de environmental), sociais (S) e de governança (G). A liderança global e local da companhia avalia que todas as ações reunidas no documento renovam a motivação da empresa e da equipe para seguir crescendo, aprendendo e melhorando sempre. 

Jai Shroff, CEO global da UPL, afirma: “Refletindo sobre o último ano do nosso trabalho no Brasil, mais uma vez me impressiono com a engenhosidade e determinação das nossas equipes e dos agricultores com quem trabalhamos. Os últimos 12 meses foram extremamente desafiadores para a produção agrícola, com temperaturas recordes em todo o país, resultando em um estresse térmico incomum nas lavouras. No entanto, as histórias que ainda conseguimos compartilhar, e a demonstração de adaptação, resiliência e colaboração que elas revelam, me deixam extremamente esperançoso para o futuro. Nesta segunda edição do Relatório de Sustentabilidade da UPL do Brasil, as histórias contadas são poderosas porque não apenas falam sobre impacto sustentável, mas realmente entregam esse impacto. Espero que este documento inspire muitos a ver que a transição já está em andamento e o futuro sustentável para a agricultura já está presente”. 

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, diz: “Apesar dos severos desafios impostos pelo fenômeno El Niño e pela crise pós-pandemia da Covid-19, a UPL, com sua equipe competente e projetos sólidos, superou as adversidades e manteve seus investimentos. Nosso compromisso com as práticas ESG permanece inabalável, conforme comprovado neste relatório. Nesta segunda edição, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável em todos os aspectos. Detalhamos nossa jornada, enfocando práticas agrícolas sustentáveis e ações para minimizar os efeitos e o avanço do aquecimento global, por exemplo. Liderando a ‘reimaginação da sustentabilidade na produção de alimentos’, a UPL – com uma equipe ímpar – continua empenhada em atender às necessidades globais com soluções conscientes e eficientes. O Brasil está na vanguarda e temos orgulho em ser exemplos para o mundo”. 

Liria Sayuri Hosoe, diretora de assuntos regulatórios, stewardship e relações governamentais da UPL Brasil, complementa: “Integrar a sustentabilidade em todas as atividades empresariais deve ser o núcleo de qualquer proposta de valor, independentemente dos desafios apresentados pelas condições de mercado imprevisíveis ou pela volatilidade climática. Temos nos apoiado nas inovações científicas e tecnológicas – juntamente com uma escuta atenta às dificuldades dos agricultores – para garantir que a atividade agrícola seja o mais sustentável possível, em termos ambientais, sociais e de governança. Esse entendimento tem sido fundamental no trabalho da UPL, desde que nossa empresa foi fundada, na Índia, há 55 anos. Nos últimos 12 meses, conforme atesta nosso 2º Relatório de Sustentabilidade, o Brasil tem mostrado grande liderança em produtos e parcerias, com programas e parcerias em agricultura regenerativa e de baixo carbono que certamente avançarão ainda mais nos próximos anos fiscais”. 

Em termos de responsabilidade ambiental, o primeiro eixo sustentável, a UPL possui 100% de energia limpa e renovável nas duas fábricas e reduziu em 21% suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no período analisado. Além disso, evitou a liberação de 1,3 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, a partir da adoção do transporte trimodal (navio, trens e caminhões) – no passado, a logística era toda por caminhões. Entre outras iniciativas, há ainda o programa Food Value Chain, cujo propósito é fazer com que cada alimento seja mais sustentável. A iniciativa busca elevar os níveis de eficiência socioambiental e econômica da agricultura com o apoio da UPL à implantação de certificações de renome internacional nas propriedades rurais e treinamento dos profissionais do campo. 

Quanto aos compromissos sociais, a empresa realizou mais de 10 mil horas de treinamentos em segurança do trabalho e inaugurou a quarta unidade da Associação Vida, em Salto de Pirapora (sede uma de suas plantas fabris, no Estado de São Paulo). Esta Organização Não Governamental (ONG) mantida pela UPL tem como foco a educação e atualmente beneficia diretamente 130 adolescentes que residem em área de vulnerabilidade socioeconômica. Em termos de diversidade, a atuação também é forme. Para o público feminino, foi criado o movimento UPelas – que visa atrair e reter mais mulheres no campo e nas fábricas, com políticas de inclusão, valorização e equidade para fortalecer e ampliar o espaço da mulher na empresa. Hoje, a UPL contabiliza 24,8% de mulheres em cargos de liderança. Há ainda o programa Vozes, que visa criar um ambiente diverso e inclusivo em cinco grupos que representam pessoas minorizadas na sociedade: Gêneros, Gerações, Raças, LGBTI+ e PCD. 

Por fim, no pilar de governança: a companhia teve a renovação do Selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e recebeu prêmio de Boas Práticas em Sustentabilidades. Internamente, treinou 95% de seus funcionários em relação a temas como antissuborno, anticorrupção, conduta e ética. O Departamento Jurídico e Compliance também realizou cursos sobre prevenção e combate ao assédio e práticas discriminatórias. Uma novidade foi que, em 2023, a UPL aderiu ao Movimento Transparência 100%, iniciativa ligada ao Pacto Global das Nações Unidas. A adesão implica o compromisso da empresa em cumprir cinco metas propostas até 2030, visando fortalecer os mecanismos de transparência e integridade – entre os objetivos, estão evoluir na estrutura de compliance e governança; nos canais de denúncias e no monitoramento de projetos de lei e participação em consultas públicas. 

Sobre a UPL              

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.  

Rafael Iglesias

Texto Comunicação Corporativa – SP