Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Universidade Federal do Maranhão atesta eficácia de endectocida e brinco mosquicida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Estudo de campo da universidade avaliou as soluções da Vetoquinol Saúde Animal para controle da mosca-dos-chifres e nematódeos em bovinos

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou estudo de campo com bovinos para avaliar a eficácia do brinco mosquicida Fiprotag® 210 e do endectocida Bullmax® Premium no controle da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) e de nematódeos gastrintestinais em bovinos. “O resultado foi excelente e ratificou o que já imaginávamos: ambas as soluções são extremamente eficazes para o controle parasitário dos bovinos”, destaca Antônio Coutinho, gerente nacional de marketing da Vetoquinol Saúde Animal.

O brinco mosquicida Fiprotag® 210 foi submetido a testes para prevenção e cura de animais infestados por mosca-dos-chifres. No teste preventivo – aplicação previamente na época de maior infestação da mosca-dos-chifres – os bovinos mantiveram-se com infestação controlada de mosca-dos-chifres durante 210 dias após aplicação do Fiprotag® 210.

Em relação ao teste curativo, Antonio Coutinho ressalta, “nessa parte do estudo, os animais com número severo de Haematobia irritans tiveram a infestação zerada após a aplicação de Fiprotag® 210. Além disso, observou-se aumento significativo das infestações no grupo controle no momento em que mudaram as condições climáticas. Esse fato reforça a importância da utilização dessa ferramenta para o controle deste parasita”.

Excelentes resultados – O brinco Fiprotag® 210 demonstrou efetivo no controle da mosca tanto no tratamento preventivo, quanto no tratamento curativo até 210 dias de experimento.

Na avaliação da produtividade dos bovinos do grupo tratado com ambas as soluções e do grupo controle, o estudo mostrou que animais tratados com Fiprotag® 210 e Bullmax® Premium apresentaram 2,6 vezes maior ganho de peso por hectare em relação aos animais não tratados.

“Estudos como esses são ótimos como feedback para o aprimoramento de soluções já existentes e aquelas que virão. A partir de iniciativas como essa temos confiança na apresentação de soluções que contribuem com a saúde dos animais e a rentabilidade das fazendas”, completa o especialista da Vetoquinol.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

Irvin Dias – Texto Comunicação Corporativa – SP