Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Terminou no sábado no Mato Grosso o Road Show para Jornalistas do Agronegócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Terminou no sábado, dia 15 de julho, o 2º Road Show para Jornalistas e Influenciadores do Agronegócio Mato Grosso 2023

 

A equipe do Conexão Rural participou, pela segunda vez consecutiva, do ROAD SHOW 2023 Mato Grosso, realizado de 10 a 15 de julho, promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá, e organizado pelo portal Agronews, comandado pelo publicitário Vicente Delgado, com o apoio da Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, dirigida pelo jornalista Altair Albuquerque. No ano passado, o Conexão Rural também participou do Road Show em Mato Grosso.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávoro, e o jornalista Lima Rodrigues

Cerca de 20 jornalistas de 10 estados, incluindo o Pará, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, e 10 jornalistas do Mato Grosso, participaram deste importante evento jornalístico do agro.

Os amigos Vicente Delgado, Márcio Peruchi, Lima Rodrigues e Altair Albuquerque

A Texto Comunicação promove o Road Show para Jornalistas do Agronegócio há cerca de 20 anos e o Conexão Rural já participou de seis edições, sendo que a mais recente foi realizada em março deste ano, incluindo até visitas às centrais de transferência de embriões em Uberaba (MG) e cidades de São Paulo.

Programação – Road Show MT

A extensa programação começou na segunda-feira, dia 10 de julho, com a abertura OFICAL da Exposição Agropecuária de Cuiabá. Confira:

O Road Show coincidiu com a 55ª edição da Expoagro, a Exposição Agropecuária de Cuiabá, que começou dia 8 e terminou no domingo, dia 16 de julho.

Lima Rodrigues e o historiador e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso, Allan Kardec, em frente às ruínas da Usina Itaicy, às margens do rio Cuiabá

A programação do Road Show, incluiu, entre outras atividades, participação na cerimônia de abertura da Expoagro dia 10 de julho no Parque de Exposições da cidade e no Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorreu de 10 a 14 de julho, também promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá com debates de temas cruciais para o agro do Mato Grosso.

Para chegarmos à antiga Usina Itaicy percorremos o rio Cuiabá por 15 minutos de lancha

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain; do presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Osvaldo Pereira; do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, entre outras autoridades.

Visitas e palestras

E ainda: visita ao Grupo Bom Futuro, um dos maiores produtores de algodão, soja e milho do Brasil, no município de Campo Verde; visita à Open Ag Farm, fazenda de provas da UPL, que testa as biossoluções da empresa; visita à Bioativa – Agricultura Regenerativa; almoço na Federação da Indústrias do Estado de Mato Grosso – FIEMT,  e depoois palestras de diretores da entidade; encontro na prefeitura de Cuiabá onde os jornalistas do Agro conheceram detalhes do Projeto Agro da Gente/Cuibanco; visita ao município de Santo Antônio de Leverger, onde houve palestra do secretário de Ciência Tecnologia de Mato Grosso,  Allan Kardec, sobre a história da Usina Itaicy, construída em 1896 às margens do rio Cuiabá. O professor José Marcos Vargas, integrante da família proprietária da fazenda, também deu detalhes aos jornalistas do agro sobre a história da Usina Itaicy.

Histórico:

A Usina de Itaicy, que tinha por modo de produção a industrialização da cana-de-açúcar, não se caracteriza por um único e belo prédio, mas, principalmente, por ser o embrião de um processo de industrialização e de um modo de produção característico e novo para Mato Grosso. Está localizada à margem direita do Rio Cuiabá. O Prédio constitui-se de um sólido volume em três pisos tendo os fundos um alpendre onde se localiza o maquinário de limpeza e separação da matéria-prima. Em Itaicy, o modelo de indústria construiu uma vila para abrigar os próprios operários, com igreja, escola, farmácia, padaria, etc. um verdadeiro conjunto habitacional. O empreendimento de Totó Paes dispunha de tamanha estrutura social que chegou até criar uma banda de música que executava retretas, aos domingos, para entreter seus moradores. Em determinado período, a Usina de Itaicy chegou a cunhar sua própria moeda que, com moldes provenientes da Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, passou a imprimi-la adaptando-se uma velha prensa de papel. A Itaicy deve também ser creditado o uso primeiro da energia elétrica em Mato Grosso. Entrou em decadência, principalmente pelo fato da competitividade de seu preço com as usinas mais modernas dos estados do Nordeste e de São Paulo.

O professor José Marcos Vargas, integrante da família proprietária da fazenda, também deu detalhes aos jornalistas do agro sobre a história da Usina Itaicy

 

 

Construção: 1896.

Estilo: Eclético.

Ocupação Atual: Desativado.

Tombamento: Portaria nº 55/84 D.O. 08/01/1985.

A Usina de Itaicy

Município de Santo Antônio do Leverger – MT

(Fonte: Prefeitura Municipal de Cuiabá).