A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou a terceira etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2022, no dia 31 de agosto, no frigorífico Minerva Foods, em Belén, no Paraguai. A etapa – promovida localmente pela Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN) – atingiu o recorde de participação do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo em 2022, seja em etapas brasileiras ou internacionais. Ao todo, 22 pecuaristas inscreveram 1.726 machos. O assessor técnico, Gustavo Callejon, e o gerente executivo da ACNB, André Locateli, foram os responsáveis pelas avaliações das carcaças dos animais participantes.
“A etapa no Paraguai nos apresentou 1.478 machos inteiros e outros 248 castrados. Pudemos destacar que 83% deles estavam com até dois dentes incisivos permanentes – com idade de cerca de 2 anos. Desse total, 55% possuía dentição de leite completa. Quanto ao peso de carcaça, 83,4% pesaram mais de 270 quilos, elevando a média dos avaliados para 20,5 arrobas – valor expressivo considerando o peso de abate usual no país. Por fim, 47% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme”, informa André Locateli.
Melhor Lote de Carcaça de Machos
O Melhor Lote de Carcaça de Machos premiou a Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L, de Alto Paraná. A Medalha de Prata foi entregue à Agroganadera Primavera S/A, de Amambay. O terceiro lugar ficou com Luis Fernando Soljancic Vargas, da Estância Novillo Moroti, de San Pedro. Além dos premiados, houve duas menções a Luis Fernando Soljancic Vargas e outra à Agro Ganadera Y Florestal Arroyo, de Ganaderia Imapo, localizada em Canindeyu, por seus desempenhos.
Melhor Lote de Animais em Pé
A Associação Nelore do Paraguai também promoveu o campeonato Melhor Lote de Animais em Pé, cujas avaliações foram realizadas nos currais do frigorífico por uma comissão de jurados da entidade. A Medalha de Ouro foi para Goya S/A Comercial Y Agropecuária, da Estância Santa Teresa, de Amambay. A Medalha de Prata foi para Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L., de Alto Paraná. Luis Fernando Soljancic Vargas, da Estância Novillo Moroti, sediada em San Pedro, recebeu a Medalha de Bronze.
Foram mencionados ainda San Luis Agrícola Ganadera S/A, da Estância Santa Silvia, de Concepción; Sucesores de Cesar Zavala S/A, da Estância Don Chino, de San Pedro; e José Fabian Salomon Perez, do Rancho Rosalba, de Canindeyu.
A contabilização da etapa realizada no Paraguai, assim como as etapas na Bolívia, será realizada de forma independente das etapas brasileiras. Os vencedores dos campeonatos disputados nesta versão também serão premiados durante a Nelore Fest, em dezembro, junto com os grandes campeões do Brasil. O Paraguai receberá nova etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022 em novembro.
Após mais uma etapa internacional, o Circuito segue com suas etapas nacionais programadas. Confira as próximas datas:
Calendário nacional
- 27 de setembro – Friboi – Ituiutaba (MG)
- 29 de setembro – Friboi – Iturama (MG)
- 30 de setembro – Friboi – Araguaína (TO)
- 04 de outubro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
- 05 de outubro – Friboi – Diamantino (MT)
- 06 de outubro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
- 10 de outubro – Barra do Garças (MT)
- 11 de outubro – Friboi – Vilhena (RO)
- 13 de outubro – Friboi – Senador Canedo (GO)
- 14 de outubro – Friboi – Marabá (PA)
- 18 de outubro – Friboi – Naviraí (MS)
- 20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)
- 21 de outubro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
- 25 de outubro – Friboi – Lins (SP)
- 27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)
- 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
- 08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
- 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
- 17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
- 18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
- 18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
- 22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
- 24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, tem o apoio de Minerva Foods e Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN). O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
(Graziele Oliveira – Texto Comunicação – SP)