Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sustentabilidade e agro na pauta de eventos do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Grupo de produtores promove nos dias 12, 13 e 14 de setembro o 4º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e o 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável, no Parque de Exposições Granja do Torto

O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) promove o 4º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e o 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Parque de Exposições Granja do Torto, em Brasília. Em pauta nos eventos, que serão realizados de forma exclusivamente presencial, os desafios da produção agropecuária em larga escala de forma sustentável, em debates voltados a produtores rurais, empresários e pesquisadores de todo o Brasil.

Para participar, é preciso se inscrever. As vagas são limitadas e os valores das inscrições variam de acordo com a proximidade da data do evento – quem se inscrever até o dia 20 de agosto ainda paga o valor do 2º lote.

Além dos temas referentes à produção agropecuária, os debates contemplam a questão da saúde e sua relação com a alimentação, o que pode ser confirmado pela palestra magna que abre os fóruns, em que o médico André Santos, do Centro de Oncologia Integrativa e Prevenção, de São Paulo, aborda o tema “Faça do seu alimento seu remédio”. Duas palestras de especialistas de outros países dão o tom das experiências globais.

O presidente do GAAS, Rogério Vian, destaca ainda, na programação, as palestras voltadas à racionalização do uso de produtos químicos nas lavouras e à redução de custos com insumos importados. “O conflito entre Rússia e Ucrânia mostrou a forte dependência do País dos ativos importados para produção dos insumos da lavoura. Vamos falar então de uma agricultura que pode ser implementada com insumos locais, buscando, além de maior eficiência e economicidade para o produtor, avanços na soberania nacional relacionada à produção de alimentos”, detalha.

O evento está organizado da seguinte forma – no dia 12, às 17 horas, terá início o credenciamento dos participantes, e às 19 horas ocorre a palestra magna, seguida por jantar às 21 horas.

O dia 13 de setembro começa às 8 horas e abrigará quatro painéis, com os seguintes temas – Culturas de cobertura: Como obter as funcionalidades requeridas para o manejo; Custos de produção e gestão financeira; Manejo de pragas e doenças, e Manejo de fertilidade do solo na Agricultura Sustentável.

No último dia do evento, 14, a partir das 8 horas, mais três painéis ocorrem, com a participação dos palestrantes internacionais, sobre Melhoramento genético de culturas para a agricultura sustentável; Serviços ambientais da Agricultura Sustentável: sonho e realidade, e Manejo biológico de sistemas produtivos.

O Grupo

Criado em 2013, o Grupo Associado de Agricultura Sustentável atua na representação político-institucional de seus 730 associados (produtores, técnicos, consultores, pesquisadores e empresas voltadas à Agricultura Sustentável). Também organiza e realiza eventos técnicos, promove treinamentos voltados aos manejos regenerativos, oferece parcerias comerciais e trabalha na gestão do conhecimento, integrando experiências de campo às pesquisas científico-acadêmicas.

Além dos associados, o GAAS registra cerca de 3 mil participantes indiretos e aproximadamente 6.500.000 de hectares em diversos níveis de adoção das práticas regenerativas e sustentáveis.

O foco do trabalho do Grupo é melhorar a qualidade biológica, química e física do solo; incentivar o conhecimento prático integrado à pesquisa em todas as linhas de agricultura; utilizar soluções locais e regionais de acordo com os insumos disponíveis; reduzir a emissão e capturar gases de efeito estufa; diminuir os custos de produção, e agregar valor aos produtos e serviços prestados pelo agricultor. Entre os resultados observados entre os associados, houve uma redução que variou de 60% a 80% no uso de fertilizantes e pesticidas, e custos de produção até 30% menores.

Serviço

4º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável

Data: 12, 13 e 14 de setembro

Local: Parque de Exposições Granja do Torto, em Brasília, de forma exclusivamente presencial. Não haverá gravação das palestras

Inscrições: pelo site – https://gaasbrasil.com.br/eventos/. As vagas são limitadas e os valores estão na página de inscrição

*Certificado de participação, com carga horária de 20 horas, será enviado para todas as pessoas que se inscreverem no evento

 

Vincere Associados

Lydia Costa

Camila Gomes