
Acesso à moradia de qualidade, regularização fundiária e obras estruturantes marcam os avanços da secretaria Municipal de Habitação.
Com uma gestão pautada na seriedade, no planejamento e no compromisso com a população, a Prefeitura de Parauapebas celebra os 100 primeiros dias de administração com importantes avanços na área da habitação. Por meio da atuação firme da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), o município tem ampliado suas ações em regularização fundiária e desenvolvimento urbano, garantindo moradia digna, segurança jurídica e mais qualidade de vida para milhares de famílias.
Um dos grandes destaques dos 100 dias é a ampliação da regularização fundiária, indo além das áreas atendidas pelo Prosap. A Sehab estruturou um cronograma que contempla todo o município, promovendo a legalização de imóveis e assegurando o direito à propriedade. Só no bairro Jardim Tropical, mais de 1.300 atendimentos foram realizados em parceria com a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com foco na coleta documental e titulação de imóveis.
A meta é regularizar 40 mil famílias até 2028, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e a segurança jurídica para milhares de cidadãos. Para isso, a Sehab tem firmado parcerias com cartórios e realizado diagnósticos territoriais que agilizam os processos de titulação. Além disso, o monitoramento constante de áreas vulneráveis tem sido essencial para prevenir ocupações irregulares e garantir o ordenamento urbano da cidade.
Na área de desenvolvimento urbano e habitação, os avanços também são visíveis. Está em andamento a revitalização do Complexo Alto Bonito, com melhorias estruturais e de moradia. As unidades do Minha Casa Minha Vida, no Nova Carajás, estão sendo recuperadas, e reformas estão sendo feitas em residências de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Aurélio Goiano destacou o empenho da equipe técnica da secretaria e a prioridade que o tema habitação representa para a gestão. “O nosso trabalho é para transformar a vida das pessoas. Moradia digna é um direito, e em Parauapebas, esse direito está se tornando realidade. A Sehab tem sido incansável na construção de políticas públicas que alcançam quem mais precisa. Nosso compromisso é com um futuro mais justo, seguro e humano para todos os parauapebenses”, afirmou o prefeito.
Outro ponto de destaque é o Programa de Adaptação de Residências para Pessoas com Deficiência (PCDs) e idosos, que garante acessibilidade e segurança para esse público. Além disso, já foi assinado o contrato para construção de 496 novas casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, e avança o projeto de um condomínio residencial fechado com 96 unidades no bairro Tropical.
O secretário municipal de Habitação, Wilson Araújo, reforçou que a missão da Sehab é ir além da entrega de casas: “Estamos construindo oportunidades, dignidade e cidadania. Os primeiros 100 dias mostram que estamos no caminho certo, com planejamento, responsabilidade e, sobretudo, respeito com o povo de Parauapebas”.
Com um plano habitacional estruturado para o período de 2025 a 2028, a previsão é entregar mais de 3 mil unidades habitacionais, fortalecendo a política de habitação social no município. As ações da SEHAB, nos primeiros 100 dias, consolidam o compromisso da gestão com um planejamento urbano eficiente, com o combate à desigualdade e com o direito à moradia digna para todos.
Reportagem: Luciana Queiroz
Foto: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025