Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Secretaria Municipal de Meio Ambiente entrega mais de 180 autorizações de funcionamento ambiental em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As Autorizações de Funcionamento Ambiental permitem que os empreendimentos operem enquanto aguardam a liberação definitiva do Licenciamento Ambiental, garantindo a regularização progressiva e a conformidade com a legislação vigente

Após mais de dois anos de espera, a consultora ambiental Larissa Ravenna finalmente tem motivos para comemorar. Pelo menos 30 de seus clientes poderão iniciar suas atividades após o recebimento da Autorização de Funcionamento Ambiental, emitida na última quinta-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Parauapebas (Semma).

“Somente o fato de a secretaria nos reunir aqui já demonstra uma sensibilidade em valorizar os profissionais da área ambiental. Viemos de um período de aproximadamente dois anos e meio de inércia e, com pouco mais de 30 dias de uma nova gestão, estou saindo daqui com mais de 30 autorizações de funcionamento. Isso representa um avanço. Sabemos que ainda não são as licenças ambientais definitivas, mas esse é o primeiro passo de um grande processo que vem pela frente”, destacou a consultora.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Victor Augusto Braga, ressaltou a importância da iniciativa para destravar processos e fortalecer o desenvolvimento sustentável do município.

“É com muita alegria que estamos conseguindo dar esse start nos trabalhos. Nestes primeiros 40 dias, estamos acelerando as análises e avançando junto com os empreendedores da cidade, para que eles possam cumprir suas obrigações fiscais e legais junto ao município. Com essas autorizações, os negócios poderão prestar serviços para grandes empresas da cidade, gerando mais empregos e atuando dentro da legalidade”, afirmou o secretário.

As Autorizações de Funcionamento Ambiental permitem que os empreendimentos operem enquanto aguardam a liberação definitiva do Licenciamento Ambiental, garantindo a regularização progressiva e a conformidade com a legislação vigente.

E para estreitar ainda mais a relação com os consultores ambientais, a Semma aproveitou para anunciar a criação de um canal de comunicação exclusivo entre a secretaria de meio ambiente e os consultores ambientais, para que as informações sobre os processos sejam divulgadas.

O que reforça o compromisso da nova gestão em dar mais celeridade aos atendimentos da comunidade.

Reportagem: Amparo Borges

Fotos: Carleno Santos

Assessoria de Comunicação/PMP 2025