
Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão estar reforçando a importância dos cuidados com a saúde sexual e com o planejamento familiar.
Com o tema “Planejar é cuidar: saúde sexual e reprodutiva com informação e respeito” a campanha visa garantir o acesso a informações e métodos contraceptivos para que as pessoas possam decidir se querem ou não ter filhos. Além de disponibilizar informações acessíveis e inclusivas, incentivar o uso de métodos contraceptivos de forma correta e segura, e informar a população de Parauapebas sobre os serviços de planejamento sexual e reprodutivo.
É o primeiro ano em que a campanha será realizada no município, destacando a importância do planejamento como um ato de cuidado consigo mesmo e com o futuro.
Lorene Lisboa, enfermeira e coordenadora da Rede Materno Infantil, reforça que o planejamento sexual e reprodutivo proporciona saúde e controle da natalidade e se faz necessário para que as famílias se planejem para o futuro.
“O planejamento sexual e reprodutivo é essencial para garantir não apenas a saúde da mulher e do homem, mas também para promover o bem-estar da família como um todo. Ao proporcionar o controle da natalidade, ele possibilita que as famílias possam se planejar de forma responsável, com mais qualidade de vida e segurança para o futuro. Isso é fundamental para que possamos garantir uma gestação saudável, com apoio médico adequado, e permitir que cada família tenha a chance de construir um futuro com mais oportunidades e menos riscos.”
O público-alvo da campanha de Planejamento Sexual e Reprodutivo 2025 são usuários que desejam ou não ter filhos, adolescentes e mulheres em idade fértil. A população de Parauapebas que deseja conhecer mais os métodos contraceptivos, quais deles estão disponibilizados pelo município e como a população podem ter acesso.
Equipes de profissionais da Secretária Municipal de Saúde (Semsa) sanarão todas as dúvidas nos dias 25 e 28 da população de Parauapebas, basta procurar a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima do seu bairro.
Reportagem: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025