Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Readequação de sirenes em munícipios de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul começa em março

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Vale e as Defesas Civis municipais estão juntas para mais uma atividade do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração, o PAEBM, voltado para ações a serem implementadas em situações de emergência com barragens.

Barragem de mina da Vale no município de Marabá (PA) – Foto: Divulgação-Vale

Como reforço das medidas preventivas e em conformidade com a solicitação dos órgãos públicos (federais e estaduais), a partir deste mês a empresa trabalhará na melhoria e na readequação das sirenes do sistema de alerta sonoro de barragens em municípios de Minas Gerais, do Pará e Mato Grosso do Sul (confira abaixo as cidades contempladas no plano).

As novas localizações de sirenes serão definidas por meio de um projeto de engenharia integrado ao desenvolvimento dos estudos de cobertura acústica de cada estrutura, atendendo a critérios técnicos e legais vigentes.

Como será feita essa readequação

Nesse projeto estão previstas atividades de engenharia com trabalho em campo, instalação de novos postes, realocação de conjuntos de sirenes, instalação de novos conjuntos de sirenes, comissionamento (teste silencioso no local) e teste sonoro com mensagem de emergência.

Como para cada sirene há uma situação específica, como atividades de obras civis, içamento dos postes e conjunto de sirenes, é possível que essas ações ocasionem ruídos temporários, além de intervenções no trânsito. Para controlar a situação, equipes estarão mobilizadas no local e a devida comunicação às comunidades sobre as atividades serão realizadas.

A Vale reforça ainda que não houve nenhuma alteração no nível de emergência de suas barragens. As principais estruturas são monitoradas 24h por dia, sete dias por semana, pela equipe do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da Vale.

 

Munícipios onde ocorrerão a readequação de sirenes:

Minas Gerais: Itabira, Congonhas, Ouro Preto, Brumadinho, Nova Lima, Barão de Cocais, Santa Luzia e Sabará; tem mais cidades ales destas.

Pará: Parauapebas.

Mato Grosso do Sul: Corumbá.

Localidades e distritos situados próximos a esses municípios também serão impactados.

(Fonte: assessoria de imprensa da Vale).