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Presidente da Embrapa cria grupo de especialistas para sistematizar dados e compilar avanços do setor Agropecuário

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Ricardo Dicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA)

 

Silvia Massruhá falou durante o ABMRA Ideia Café sobre iniciativa que revisará gaps de informações do segmento para alavancar ainda mais a produção sustentável

Primeira mulher a assumir a presidência da Embrapa, Silvia Massruhá tem como desafio dentro da instituição a promoção da sustentabilidade no Agro e o posicionamento do setor dentro do cenário atual de ESG (Environmental, Social, Governance). Para isso, Silvia afirmou durante o ABMRA Ideia Café, evento realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), que criou um grupo composto pelos mais qualificados especialistas e pesquisadores da instituição para observação de dados, métricas e os gaps existentes para implementar a sustentabilidade no Agro.

Presidência da Embrapa, Silvia Massruhá

O objetivo é observar o resultado de pesquisas já elaboradas e cientificamente comprovadas para utilizar os dados e as narrativas dentro da organização, além de disseminar aos produtores rurais para posicionar o Agro como sustentável em todo o mundo. Além disso, o grupo observa os gaps que ainda precisam de comprovação científica e outros estudos visando aprimorar os conhecimentos e impactar positivamente os produtores com ações mais sustentáveis no setor.

De acordo com Silvia, esse é um de seus desafios como presidente da Embrapa, mas os projetos têm avançado. “Observamos as métricas e indicadores comprovados para avançar em relação à sustentabilidade. Dentro do Plano Safra, por exemplo, já temos a iniciativa de estimular os produtores que adotam práticas sustentáveis a intensifica-las cada vez mais. Estamos criando e discutindo uma política de carbono mais verde junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária para analisar protocolos de valorização das práticas sustentáveis para produtores e ter um selo de sustentabilidade para o país de acordo com os protocolos acordados com o ministério”, afirma a presidente da Embrapa.

O grupo de especialistas da Embrapa trabalha para analisar as informações geradas e comprovadas, bem como mapear resultados de novas pesquisas, com o objetivo de oferecer subsídios ao produtor rural, baseados em políticas públicas e conhecimento científico para manter a sustentabilidade como protagonista na agricultura mundial. Para isso, Silvia destaca a importância da conexão com as políticas públicas, buscando o alinhamento conceitual e de práticas sustentáveis incluindo as instituições de pesquisa, governo, empresas e startups. “Cada vez mais a Embrapa deve oferecer contribuições para os debates sobre a sustentabilidade no agronegócio, realizando pesquisas, projetos de conectividade e apoiando a comunicação para disseminar práticas positivas ”, diz.

Durante o encontro, a presidente também destacou a importância de inserir estratégias de comunicação dentro dos projetos de pesquisa desde a sua concepção, para que os participantes conheçam as ações com mais detalhes e possam definir estratégias eficientes de disseminação das informações.

“Com os desafios para enfrentar a nova era da comunicação digital, o primeiro passo é modernizar a comunicação da Embrapa, envolvendo o setor de comunicação para desenvolver estratégias que colaborem com a divulgação, busca de parcerias e a apresentação de novas tecnologias disponíveis para os produtores”, afirma Silvia.

No evento, Silvia também apontou para a importância da expansão da conectividade, com o objetivo de levar a inclusão digital para os pequenos e médios produtores e diminuir a desigualdade existente. “Essa é uma exigência do mercado internacional e do consumidor. Conseguir ter essa transparência com o público é uma das nossas estratégias de inclusão digital e uma discussão já existente.”

O ABMRA Ideia Café foi realizado no último dia 7 de julho de forma online com a presença dos associados da ABMRA, o vice-presidente, Julio Cargnino e o presidente, Ricardo Nicodemos, com o objetivo de debater diversos temas dentro do agronegócio e a importância do trabalho realizado pela Embrapa no setor.

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 44 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A casa dos profissionais do marketing e da comunicação do Agro.

(Fonte: Vira Comunicação – Campinas – SP)