O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o brasileiro Glaucio De Castro, é um dos jurados que vai escolher os melhores do mundo entre os 27 produtores de 9 países que estarão competindo ao prêmio de melhor café sustentável do ano
A illycaffè revelou o júri responsável por determinar o vencedor do prêmio “Best of the Best” no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023. O júri estará reunido no dia 16 de novembro, em Nova Iorque, para avaliar os cafés meticulosamente escolhidos pelos laboratórios de qualidade da illycaffè. Ao longo do ano, esses laboratórios examinaram amostras da safra 2022/2023 e selecionaram os melhores lotes e produtores, com foco nos padrões de qualidade e sustentabilidade da empresa.
Este ano, 27 produtores, três de cada um dos seguintes países – Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda – garantiram o seu lugar na fase final da oitava edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023. Este prestigioso prêmio, que leva o nome de Ernesto Illy, filho do fundador da empresa, comemora mais de três décadas de colaboração significativa com os produtores de café.
O painel internacional é composto por três provadores experientes, três chefs internacionais de renome e três reputados jornalistas. Juntos, reúnem uma riqueza de conhecimentos diversificados que lhes permitirá discernir as nuances complexas dos cafés que a illy considera os melhores do mundo, a fim de selecionar o “Best of the Best”.
O painel deste ano inclui a experiente provadora guatemalteca da Bicafè, Silvia Escobar; o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o brasileiro Glaucio De Castro; e a diretora do laboratório de qualidade CoffeeLab, a indiana Sunalini Narayan Menon. A eles juntam-se o chef Ricard Camarena, premiado com duas estrelas Michelin e uma estrela verde pela sua dedicação à sustentabilidade ao seu restaurante Ricard Camarena, em Valência, e os chefs americanos Carrie e Rupert Blease, que gerem o restaurante Lord Stanley, em São Francisco, com uma estrela Michelin. Além disso, há Andrea Aprea, um chef com uma estrela Michelin e um restaurante com o seu nome em Milão, e a escritora e jornalista francesa Adelaide de Clermont-Tonnere, que é chefe de redação da revista Point de Vue. Inga Griese, fundadora e chefe de redação do ICON, o suplemento de estilo do jornal alemão Welt Am Sonntag, e Angelina Villa Clarke, jornalista que colabora com conceituadas publicações inglesas, entre as quais a Forbes, completam este conceituado júri.
Os consumidores também terão a oportunidade de avaliar os nove cafés finalistas e expressar as suas preferências através de uma série de provas às cegas realizadas nas lojas illy em todo o mundo durante as semanas que antecedem os prêmios. O café que obtiver o maior número de votos dos consumidores ganhará o prêmio “Coffee Lovers’ Choice”.
***
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190 pontos de venda em 34 países.
Informações para a imprensa – ADS Comunicação Corporativa
Contatos: Priscilla Merlino / Larissa Takahashi
Tels.: (11) 5090-3002 / 5090-3004
E-mails: priscillam@adsbrasil.com.br/ larissat@adsbrasil.com.br