“Pós-Mineração: Meios para o desenvolvimento social sustentável”, foi o tema do I Congresso de Mineração (C-Minp), realizado pela Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect). O evento foi realizado nos dias 17 e 18 (segunda e terça-feira) no hotel Atrium, e contou com a participação de mais de 450 pessoas dentre elas diversas autoridades, municipais, estaduais, federais e representantes de atividades voltadas à mineração, reunindo os principais envolvidos na mineração da região sul e sudeste do Pará.
Com inúmeras palestras com temas voltados para os projetos futuros para o município de Parauapebas nos pós – mineração, o evento transmitiu conhecimento sobre a mineração e seus efeitos, além de discutir sobre desenvolvimento social e sustentável, visando alternativas e soluções antes da exaustão dos minérios em regiões que tem sua matriz econômica voltada para este segmento.
Na estrutura do evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer através dos stands da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), um pouco mais sobre o que Parauapebas tem a oferecer no setor do turismo, suas riquezas da fauna e flora, assim como o stand da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), que expôs os trabalhos artesanais de Gemas e Joias, de minérios extraídos de nossa região.
Durante o evento, o representante da Federação Brasileira da Mineração, reforça que Parauapebas tem sede nacional situada no município, e em parceria com outras instituições do Brasil e do exterior, anunciou que está sendo lançado o primeiro projeto denominado, o pequeno minerador Brasil 2030, seguindo as ODS da Nações Unidas.
“Esse é um grande legado que o congresso de Parauapebas traz para o país Brasil”, enfatiza o Vice Presidente Internacional – Federação Brasileira da Mineração, Luiz Carlos Filho.
“O primeiro congresso de mineração de Parauapebas, C-MINP, traz à proposta de uma pós mineração, norteando para um segmento que tem um potencial vocacional mais acentuado que é o turismo”, comenta o Leandro Brandão, Secretário Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect).
“Discutir sobre a questão da mineração para nós é fundamental e esse congresso aponta o rumo para qual devemos ter que caminhar pós mineração para que ela possa se transformar numa coisa longeva da nossa prosperidade. Eu acho que esse é o nosso caminho e o nosso futuro”, destaca o Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.