Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posicionamento da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável para a COP 30 reforça a importância do papel da rastreabilidade como ferramenta de compliance socioambiental  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A rastreabilidade bovina com identificação individual aplicada em todo território nacional, é uma ferramenta estratégica para posicionar o Brasil como principal fornecedor global de carne bovina com transparência e responsabilidade socioambiental (Foto: Adepará)

 O agravamento climático impacta diretamente na segurança alimentar. Nesse contexto, a transformação da pecuária em um modelo econômico de baixo carbono tem um papel fundamental, que deve estar associado a integridade socioambiental e à valorização de boas práticas de manejo e gestão.  
 Historicamente, a ausência de ordenamento fundiário e de fiscalização adequada permite que a produção de bovinos proveniente de áreas com práticas ilegais — como grilagem e invasão de terras — se misture à produção regular. Essa sobreposição, aliada à falta de visibilidade sobre as múltiplas movimentações que um animal pode ser submetido durante seu ciclo produtivo dificulta a rastreabilidade e pode favorecer o desmatamento ilegal, conflitos fundiários e violações de direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. 
 Outra demanda global que faz parte da agenda nos debates da COP 30 e está intimamente relacionada às boas práticas produtivas, acesso ao crédito e incentivos é a transparência e garantia na origem. Neste sentido, a rastreabilidade bovina com identificação individual aplicada em todo território nacional, é uma ferramenta estratégica para posicionar o Brasil como principal fornecedor global de carne bovina com transparência e responsabilidade socioambiental. Sua importância está diretamente ligada à capacidade de demonstrar controle sobre a sua produção pecuária, atender às exigências dos mercados internacionais e valorizar a produção nacional e o trabalho realizado pelo setor. 
 Diante disso, o posicionamento da MBPS, construído por meio do diálogo entre os atores, reforça a rastreabilidade individual de bovinos como uma ferramenta estratégica essencial e demonstra consenso na recomendação para que seja adotada no esforço rumo a uma produção mais eficiente e sustentável, valorizando a produção nacional e ampliando acesso a outros mercados.  Estamos muito felizes com o lançamento desse posicionamento elaborado a muitas mãos para dar destaque aos desafios e soluções para a pecuária brasileira. Parabéns à Mesa Brasileira da Pecuária pela construção de um documento que demonstra modos de endereçar os desafios atuais de forma a garantir que práticas sustentáveis sejam valorizadas pelo mercado. 
 Link para o documento completo: Link  TNC AThe Nature Conservancy (TNC) é uma organização de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. No Brasil, onde atua há 35 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A TNC Brasil atua em cooperação com a TNC Global, organização que trabalha em 81 países e territórios – 40 por impacto direto na conservação e 41 por meio de parceiros –, utilizando uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. Saiba mais em nossosite e nos siga noLinkedIn eInstagram
 Contato para a imprensa Ligia Carvalho: 11 99913-2246 ligia.carvalho@approach.com.br