No julgamento da raça, duas propriedades fizeram a dobradinha nos grandes campeonatos. Destaque para a Fazenda Santa Maria, localizada em Tijucas, Santa Catarina, que conquistou o título de Grande Campeã com o animal de número 1450, da linhagem GOLD, e a reservada com Peppa AF, da Linhagem Paterna Levi da Taquari e materna El Chaco 53.
No grande campeonato de machos, a Cabanha 53 do Rio Grande do Sul também conquistou as duas primeiras colocações, com o grande campeão Usurpador 53 e o reservado Viking 53, ambos da mesma Linhagem Paterna de Levi da Taquari e materna El Chaco 53.
Além da Santa Maria e da Cabanha 53, também entraram na pista os animais da Fazenda Dona Iria e do Sítio Vô Arnaldo.
O presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, e sócio proprietário da Fazenda Mangabeira, em Japaratuba (SE), Gustavo Barretto, também prestigiou a exposição dos animais da raça na Expointer 2023.
“A raça Santa Gertrudis teve uma participação muito especial na Expointer. O evento foi muito prestigiado pelos criadores, parceiros comerciais, representantes de todas as centrais, gente da parte comercial e imprensa. Enfim, foi muito bom mesmo”, afirmou Gustavo Barretto ao Conexão Rural.
Grande campeão de macho Expointer
Expositor – cabanha 53
Ruy Barreto e família
Animal – Usurpador 53
Idade – 26 meses
Linhagem Paterna Levi da taquari e materna El chaco 53
Fonte: Assessoria de Imprensa da ABSG