Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22) no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), como parte da programação da 17ª ExpoGenética (16 a 25 de agosto), o pecuarista paulista e referência na criação de Sindi no Brasil, Adaldio Castilho, recebeu das mãos do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, o Mérito ExpoGenética 2024 – na Categoria Criador. A criação de Sindi da família fica na Fazenda Tabaju, em Sales (SP).
Adaldio Castilho nasceu em Novo Horizonte (SP), quinta geração dos Castilho no trabalho no campo. Casado com Renata e pai de Gabriela, Isabela e Adaldio José Delsin de Castilho.
Ele é pecuarista e engenheiro agrônomo, formado na Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manuel Carlos Gonçalves. Desde que seu tio Cito Castilho iniciou a criação de Sindi em 1936, a raça está presente na família e ele aprendeu a amá-la.
Adaldio foi fundamental na reintrodução do julgamento da raça Sindi na ExpoZebu. Realiza abates técnicos em diferentes frigoríficos, trabalha na seleção e melhoramento genético, participando dos programas da ABCZ como PMGZ Leite e PMGZ Corte e controle e torneios leiteiros oficiais.
NO MUNDO
Seu famoso criatório chama a atenção de lideranças que visitam a cidade de Novo Horizonte, vindos do México, Equador, Peru, Colômbia, Panamá, Venezuela, Turquia, Estados Unidos, Tailândia, Emirados Árabes, Paquistão e Índia.
O governo indiano assinou protocolo de intenção de importação da genética Sindi Castilho, para retorná-la à casa de origem da raça e, com honrarias internacionais, Adaldio recebeu o prêmio “Clorius Nandi, naquele país.
Em 2018 recebeu homenagem da ABCZ pelo registro genealógico número 1 da raça Sindi e o Mérito ABCZ.
Adaldio realiza Provas de Eficiência Alimentar e de Ganho de Peso, e comprova os resultados nas provas do PNAT e nos abates das fazendas, com avaliações de carcaça.
Comercializou sêmen para quase 10 países e exportou animais para Venezuela, Bolívia, Emirados Árabes, Angola e Paquistão.
MELHOR CRIADOR
Tem o projeto do Leite A2A2. Implantou o programa da Persistência na Raça. É o melhor criador da raça na ExpoZebu 2024.
Adaldio Castilho contribui significativamente para o crescimento e reconhecimento da raça Sindi no Brasil e no mundo.
OUTROS HOMENAGEADOS
Na ocasião, também foram homenageados na Categoria Criador as seguintes personalidades:
Alberto Marques da Silva Maia, agropecuarista desde 1971, ex-presidente da Associação Mineira de Criadores de Zebu e ex-presidente da Associação dos Criadores de Guzerá. Ele cria gado de elite e de corte;
CTZL – Centro de Tecnologia para Raças Zabuínas Leiteiras, uma fazenda experimental da Embrapa Cerrados, com 270 hectares de área total, localizada em Brasília (DF).
O CTZL mantém rebanhos de seleção genética nas raças Sindi, Gir e Guzerá para estudos em melhoramento genético e produção de leite a pasto. Além disso, o centro conta com um laboratório de reprodução assistida avançada, que desenvolve o aprimoramento das tecnologias de fecundação in vitro (FIV), transferência nuclear (clonagem) e criopreservação de embriões e sêmen, e estuda essas biotécnicas para melhorar sua eficiência;
José Roberto Höfig Ramos, pecuarista, titular do Nelore HORA Genética Provada, de Brasilândia (MS), onde está a Fazenda Nossa Senhora de Fátima, aberta em 1957 pelo avô dele, o cafeicultor Arthur Höfig, também fundador da cidade, depois tocada pelo pai, o médico José Ramos, e a mãe, Jacyrinha Höfig Ramos. A HORA Genética Provada é parceira do PMGZ e PMGZ Corte, e se tornou uma das referências do Nelore brasileiro;
Olimpio Risso de Brito, produtor rural, formado em Administração de Empresas. Foi o primeiro presidente da Nelore MT, em 1994, e ainda hoje ocupa cargos dentro da entidade. É membro do Conselho Consultivo da ABCZ há sete anos mandatos. Atualmente, é diretor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) na baixada cuiabana, entidade em que está inserido há mais de 10 anos.
Em 40 anos de criação, Olimpio acompanhou a evolução da pecuária brasileira e segue com foco definido na genética para uma pecuária moderna e produtiva.
CATEGORIA ESPECIAL
Na Categoria especial recebeu o Mérito ExpoGenética 2024 – in memorian – José Carlos Reis de Magalhães, que foi ornitólogo e fazendeiro e fundamental no desenvolvimento da raça Nelore na Fazenda Barreiro Rico, em Anhembi (SP). A fazenda, adquirida há quase um século por Carlos Leôncio de Magalhães, começou a criar Nelore em 1936 com a marca C.I (Companhia Itaquerê).
Reconhecido por sua dedicação apaixonada à pecuária e a ornitologia, José Carlos Reis de Magalhães deixou um grande legado.
CATEGORIA TÉCNICO
Na Categoria Técnico, o homenageado deste ano foi Rogério Pires de Castro, médico veterinário pela Universidade Estadual do Maranhão, com pós-graduação especializada em Julgamento de Zebuínos nas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Essa especialização o posicionou no mercado como foco na avaliação de bovinos e zebuínos.
Neste ano, Rogério celebra um marco significativo em sua carreira: 27 anos de dedicação e contribuição para a ABCZ. Sua experiência e expertise adquiridas ao longo de quase três décadas têm sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas e padrões na criação de zebuínos.
ABCZ
“As personalidades escolhidas para esta edição do Mérito ExpoGenética estão envolvidas com grandes propósitos: participam da abordagem científica, da pesquisa, lida diária no campo, da educação. São inspirações e exemplos de sucesso. E cada um, à sua maneira particular, contribui para que a produção de alimentos e o melhoramento genético continuem avançando e inovando.
Na ABCZ, temos orgulho em promover o intercâmbio de informações e experiências. E o Mérito ExpoGenética coroa profissionais cujas contribuições são essenciais para o programa e a sustentabilidade dentro e fora do campo”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Gabriel Garcia Cid.
A cerimônia contou com a presença de lideranças ruralistas e produtores rurais de quase todo o Brasil.
(Lima Rodrigues, com informações da Assessoria de Imprensa da ABCZ).
A COBERTURA DA EXPOGENÉTICA 20024 EM UBERABA (MG) TEM O PATROCÍNIO DA SINDI CASTILHO – REUNIDAS CASTILHO, SALES (SP)
ABC SINDI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI – UBERABA (MG)
SINDI MULHERES – UBERABA (MG)
TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (SÃO PAULO – SP)
CONFINAMENTO ADÃO – DOM ELISEU (PA)
JAF FAZENDAS REUNIDAS – DOM ELISEU (PA)
MULTVET AGRONEGÓCIOS – MARABÁ (PA)