Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Parauapebas participa da 58ª Assembleia Geral da AMIG para debater pautas sobre municípios mineradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O município de Parauapebas participou da 58ª Assembleia Geral da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), realizada nesta quinta-feira, 16, com o objetivo de discutir questões relevantes para as cidades polos da mineração, que desempenham papel crucial no desenvolvimento econômico do Brasil. Parauapebas foi representado pelo vice-prefeito Francisco Alves de Souza, o Chico das Cortinas, acompanhado do adjunto de Relações Institucionais e Assuntos Governamentais do gabinete do prefeito Aurélio Goiano, Girlan Silva, e da assessora técnica Janeth Souza.

Entre as principais pautas debatidas estiveram a expectativa de preço do minério de ferro para 2025, ações da AMIG para garantir que os repasses aos afetados pela mineração fossem feitos ainda em 2024, a indicação para o cargo de Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM) para 2025, a análise do Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU-2023), além de um processo em tramitação no Tribunal Regional Federal (TRF) e uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF), com base no relatório do TCU. Também foi discutido um novo sistema de arrecadação e distribuição da CFEM, em parceria com o SERPRO, ANM e os municípios.

Parauapebas foi uma das poucas cidades escolhidas para participar de um estudo sobre o custo de vida da mineração nos municípios mineradores, com o objetivo de adquirir informações seguras e científicas sobre a exaustão mineral.

O vice-prefeito Chico das Cortinas ressaltou a importância da participação de Parauapebas em eventos como este. “Nosso município foi escolhido para debater assuntos de grande relevância, mesmo diante da alta demanda de localidades que necessitam dessa análise. Somos uma gestão comprometida em lutar pelo melhor para a nossa gente, e faremos o que for necessário para defender Parauapebas e colocá-la no lugar de destaque que ela merece”.

Reportagem: Ana Freitas

Assessoria de Comunicação/PMP – 2025