Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

NATURALTECH: Pesquisa aponta crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos no Brasil em 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos

Nordeste foi a região que mais se destacou

 

São Paulo, junho de 2023 – Para encerrar o 17o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável, realizado durante a BioBrazil Fair e a Naturaltech, entre os dias 14 e 15 de junho no Pavilhão de Exposição do Anhembio Instituto Organis, renomado centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, apresenta os resultados da pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”. O estudo revela que a cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos e aponta que um crescimento de 16% no consumo deste tipo de alimento no país, entre 2021 e 2023.
Hoje em dia, quase 46% da população brasileira consome alimentos orgânicos, o que demonstra uma crescente conscientização sobre os benefícios desses produtos para a saúde e o meio ambiente. Além disso, a pesquisa apresenta detalhes demográficos estratégicos sobre os consumidores de alimentos orgânicos e os “não consumidores”. Os resultados fornecem um panorama estratégico para produtores e interessados no tema a conduzirem seus negócios.
“Hoje, o Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores consumidores do mundo de produtos naturais. A BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e a NATURALTECH ajudam a potencializar este mercado, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro”, explica Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras.
Distribuição regional

Feito com consumidores de todo o Brasil, uma das surpresas neste estudo está no Nordeste. A região apresentou o aumento mais significativo no consumo de orgânicos no país, de 32% em 2021 para 45% em 2023. Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, registrando aumento de 26% para 30%.
A região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 – 15% – para 16% em 2023. O Sul manteve os 39% nas duas edições.
Consumidor mais atento

Um dos principais motivos para o aumento no consumo de alimentos orgânicos é a associação direta com uma opção mais saudável. “Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, revela Cobi Cruz, diretor executivo da Organis e responsável em apresentar a pesquisa.
Além da saudabilidade, a crescente conscientização sobre o meio ambiente, principalmente entre a população mais jovem, que busca produtos – alimentos, bebidas e outros itens, como vestuário e cosméticos, mais naturais, sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas atentas a todas as questões de ESG, como inclusão social, a geração de novos negócios, o desenvolvimento econômico de diversas áreas e a sustentabilidade do nosso planeta.

 

Sendo assim, a embalagem se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.

Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.
Desafios do setor

A pesquisa aponta também a necessidade de divulgar e ampliar a variedade de produtos orgânicos disponíveis, como carnes, leite e derivados, vinhos, óleos, farinhas, matinais, grãos e açúcar, inclusive em suas versões industrializadas.
Embora o preço ainda seja um ponto relevante entre os compradores, eles reconhecem as razões para os valores mais elevados desses produtos. A maioria – 43% dos consumidores – está disposta a pagar em torno de 20% a mais pelos alimentos orgânicos em relação aos convencionais, porque avaliam que esses itens vêm de uma produção sem agrotóxico, mais lenta e em menor escala, com o produtor focando na qualidade ao invés da quantidade.
A Bio Brazil Fair| BIOFACH América Latina é uma amostra do potencial desse mercado. “Temos visto cada vez mais marcas apostando em propósitos de construir um mundo melhor. Estas são feiras voltadas para negócios, lançamentos, conteúdos, veganos e não veganos, ou seja, totalmente inclusivas e com o propósito de deixar um legado positivo para o nosso planeta”, comenta Valeska Oliveira.
O Instituto Organis disponibiliza a pesquisa completa de forma gratuita para aqueles interessados em conhecer mais detalhes sobre o consumo de alimentos orgânicos no Brasil. O relatório pode ser acessado no site oficial, no Link. Ele é realizado a cada dois anos em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e conta com o apoio da Mercado Inteligente e QIMA IBD.
Todas as novidades, informações sobre conteúdos e credenciamento podem ser encontradas nos sites da BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e Naturaltech.

 

SERVIÇO

BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA E NATURALTECH

Quando: 16 e 17 de junho de 2023

Horários: das 10h às 20h.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP).

 

Sobre a Bio Brazil Fair| BIOFACH América Latina e Naturaltech

Realizada pela Francal Feiras, a NATURALTECH e a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA são as principais feiras do setor de produtos orgânicos e naturais, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 36 mil visitantes e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado.

 

Sobre a Francal Feiras 

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

 

Gestão de relacionamento com a imprensa

APPROACH COMUNICAÇÃO

francalfeiras@approach.com.br

Patrícia Kishimoto | (11) 96915-5864

Patricia Kamel | (11) 99615-0021