Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ministério da Agricultura e Pecuária, ABBI e SENAI CETIQT realizam apresentação no Auditório do Centro de Convenções da Cana, em Ribeirão Preto/SP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

Mesa redonda — Estudo estratégico de bioinsumos para substituição do uso de fertilizantes em gramíneas será realizado no dia 4 de maio, a partir das 14 horas

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CETIQT), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizam no dia 4 de maio, das 14 às 15 horas a apresentação do Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas, e das 16 às 17 horas, a mesa redonda sobre o mesmo tema, no Auditório do Centro de Convenções da Cana, em Ribeirão Preto/SP.

 

O evento está dividido em dois momentos e vai apresentar estratégias que podem ser adotadas para o desenvolvimento e ampliação do uso de insumos de base biológica associados à fixação biológica de nitrogênio e à solubilização de fósforo e potássio, entre outros, reduzindo a dependência da agricultura brasileira de fertilizantes importados e contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura de baixo carbono.

 

Na primeira sessão, a partir as 14 horas, serão apresentados os resultados parciais do Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas encomendado pelo MAPA, e terá a participação de Luana Nascimento, do Senai Cetiqt; e de Luiza Ribeiro, assessora jurídica da ABBI.

A segunda sessão, a partir das 16 horas, terá a mesa redonda sobre o Uso de Bioinsumos para a substituição de fertilizantes em gramíneas: potencialidades, limites e perspectivas. O debate terá a participação de Edsmar Carvalho Resende, board member da Agrivalle Brasil; Marcelo Castro, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Solubio; Túlio Moreira, CTO da Biotecland; e Sergio Vicente de Azevedo, diretor geral do Polo de Inovação de Matão, unidade Embrapii do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

A realização do evento — apresentação do Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas e mesa redonda uso de Bioinsumos para a substituição de fertilizantes em gramíneas: potencialidades, limites e perspectivas faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional para a “Modernização da Gestão Estratégica do Mapa para aperfeiçoar as políticas públicas de promoção do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e competitividade do agronegócio”, apoiado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura — IICA (PCT/BRA/IICA/16/001).

A apresentação também tem o objetivo de estimular a sociedade a desenvolver tecnologias com o uso de novos recursos e matérias-primas de base sustentável, fortalecer a cadeia de bioinsumos, estimular a geração de conhecimento e capacitação de técnicos, produtores e agentes envolvidos no segmento de bioinsumos e bioprodutos.

O Auditório do Centro de Convenções da Cana está localizado na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto/SP.

As duas sessões do evento relativas ao Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da ABBI: Link.

 

Sobre a ABBI

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) é uma organização civil, sem fins lucrativos, apartidária, e de abrangência nacional que acredita no Brasil como potencial líder da bioeconomia avançada global. Representamos empresas e instituições de diversos setores da economia que investem em tecnologias inovadoras, baseadas em recursos biológicos e renováveis para criar produtos, processos ou modelos de negócios gerando benefícios sociais e ambientais coletivos. Trabalhamos para promover um ambiente institucional favorável à bioinovação, que permita converter nossas vantagens comparativas em vantagens competitivas, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável da bioeconomia avançada no Brasil.

Imprensa:

Elisandra Escudero
elisandra.escudero@lvba.com.br
+55 11 98558 0117
LVBA Comunicação

Rogério Santana
rogerio.santana@lvba.com.br
+55 11 96607-7451
LVBA Comunicação

Ricardo Ueno
ricardo.ueno@lvba.com.br
+55 11 99122-1927
LVBA Comunicação