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Marcas do agro aumentam investimentos no digital e conquistam resultados

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Viviane Barbosa, head de digital da Impulsa Comunicação

 

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças profundas em todos os segmentos sociais e econômicos. No marketing isso não seria diferente. Vimos um aumento no consumo de informações pelos meios digitais e a utilização de tecnologia para fazer tarefas corriqueiras do dia a dia, como comprar alimentos nos supermercados ou assistir nossos cantores favoritos em lives.

No marketing do agronegócio, voltado ao produtor rural, isso também foi bastante intenso. Se antes, esse público – muitas vezes mais velho e com hábitos tradicionais – se informava por mídias off-line, como revistas, folders de produtos, outdoor e visitas presenciais, hoje vemos uma mudança, com hábitos de consumo de informações em plataformas de tecnologia e redes sociais. O produtor rural ainda é o mesmo, mas seu consumo de informações foi amplamente modificado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), atualmente, o produtor rural brasileiro consome informações por meio do Youtube, Whatsapp e Facebook. Seus filhos e netos, provavelmente os sucessores nas propriedades rurais no futuro, estão conectados também ao Instagram, o que torna essa mídia importante do ponto de vista de reconhecimento de marca e de trabalho a médio e longo prazo.

Os indicadores da ABMRA são vistos na prática na Impulsa Comunicação, uma agência 360 do interior paulista que atende clientes do Brasil e do exterior. No segmento dos agronegócios, atualmente, temos sete clientes no digital. Essas marcas, do ramo de defensivos agrícolas, produção de sementes, nutrição animal e máquinas e implementos agrícolas têm visto no dia a dia a importância no investimento em estratégias de SEO e do investimento mais robusto para fazer conteúdos mais atrativos, informativos e ricos, que façam sentido aos agricultores de diferentes culturas e regiões do País.

A força desse trabalho pode ser facilmente visualizada em números de investimentos dos nossos clientes do agronegócio nas plataformas digitais. Em 2020, por exemplo, o investimento desses clientes nessas plataformas era de cerca R$ 640 mil. Em 2021, esse valor saltou para R$ 1,9 milhão, aumento de 195% em relação ao ano anterior. Em 2022, mesmo com a melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19 e a volta das atividades presenciais, percebemos que o digital veio mesmo para ficar nesse público, já que os investimentos dos nossos clientes, apenas no primeiro semestre deste ano, chegam a R$ 1,4 milhão. A expectativa é que até dezembro, R$ 3 milhões sejam investidos por eles nessas plataformas.

O Youtube foi o grande protagonista desses investimentos. Com a restrição dos eventos presenciais – sempre muito importantes para o segmento dos agronegócios – a plataforma de vídeo foi muito utilizada pelas marcas para continuar a levar informações sobre seus produtos, métodos de manejo e novas tecnologias para os agricultores. Percebemos, na agência, um crescimento de 90% nessa plataforma, desde o início da pandemia.

Mas, todos esses investimentos se converteram em resultados? Podemos dizer com toda certeza que sim! A partir de um trabalho estratégico de SEO no canal de Youtube de um dos nossos clientes, por exemplo, vimos aumento grande nas visualizações dos vídeos e também no número de seguidores. De julho a dezembro de 2021, antes desse trabalho da agência, o canal de Youtube tinha 1,6 milhão de visualizações, 24 mil horas exibidas e 1,3 mil novos inscritos. Depois do trabalho, de janeiro a julho de 2022, conseguimos como resultado 5,3 milhões de visualizações, 68 mil horas exibidas e 6,5 mil novos inscritos.

Na realização de eventos híbridos, também vemos resultados expressivos. Um dos clientes agro da Impulsa, por exemplo, realizava ação presencial anual, que antes da pandemia teve público de três mil pessoas. Em 2020, com a Covid-19, esse evento foi feito pelo Youtube e Facebook, atingindo 1,4 milhão de pessoas e em 2021 teve 4,9 milhões! Neste ano, a marca voltou a fazer o evento presencial, mas não dispensou a estratégia digital e teve como resultado 1,2 milhão de pessoas alcançadas no online e mais de 3.400 visitantes presenciais.

Todos esses números só nos mostram uma coisa: o marketing tem mudado e o digital veio para ficar também entre os produtores rurais brasileiros. Para as agências e profissionais de comunicação há uma certeza: é preciso investir sempre em atualizações, pensar em novas estratégias e mídias para atingir o público-alvo de nossos clientes e trazer resultados relevantes para a comunicação das marcas que representamos.

(Fernanda Domiciano)