“Uma festa muito bonita com a participação de alunos e toda a nossa rede de educação”, destacou a prefeita Josemira Gadelha, ao participar na manhã desta quinta-feira (2) da abertura da Feira de Ciências e Matemática da Rede Municipal de Educação (Eureka). “É um momento de integração e conhecimento científico. É uma alegria podermos avançar cada dia mais nesse sentido”, disse.
A Feira, que segue até esta sexta-feira (3), das 8h às 21h, tem o objetivo de fomentar propostas criativas e inovadoras de atividades pedagógicas na Rede Municipal de Educação, além de divulgar, valorizar e premiar projetos científicos.
A Eureka surge da junção da tradicional Feira de Ciências, que passa a agregar a matemática, fortalecendo a conexão entre essas disciplinas. A primeira edição do evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, tem como tema: “Empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável. Praticando o pensamento científico, crítico e criativo”.
“Esse ano nós estamos trabalhando o conceito da sustentabilidade e o sistema financeiro, educando as nossas crianças para a vida adulta e para a cidadania”, destacou a secretária municipal de Educação, Roselma Feitosa.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Feira vai contar com oficinas, exposições, apresentações científicas e ideathon (batalha de inovação), com a presença de alunos desde a educação infantil. Na programação, há atrações como espetáculo científico, visitação em planetário móvel, batalha de cubo mágico, e oficina de artesanato com pneu e fabricação de sabão.
As atividades tem a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), da cooperativa Coolettar, e da Vale.