renomado especialista em marketing agro e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), José Luiz Tejon, lançou sua mais recente obra, Agricultura Familiar – Marketing Ético, pela Editora FEALQ de Piracicaba, em um evento no COSAG/FIESP, marcado por um coquetel prestigiado por figuras influentes do setor agro e da academia. A publicação oferece um guia prático para pequenos produtores rurais, apresentando estratégias inovadoras de marketing e metodologias modernas, como o Design Thinking, com o objetivo de transformar desafios do campo em oportunidades.
Um manual para o futuro da agricultura familiar
Tejon, que é doutor em Educação e um dos pioneiros no marketing para o agronegócio, aborda na obra conceitos fundamentais para impulsionar a competitividade das pequenas propriedades. O autor explica como o Design Thinking pode ser adaptado à realidade do campo. “O Design Thinking reúne mentes criativas para identificar e conectar oportunidades existentes, mas ainda não exploradas. Pense que a roda foi inventada há milênios, mas só recentemente surgiu a mala com rodinhas. É esse tipo de inovação que pequenos produtores, unidos em cooperativas, podem alcançar, trazendo produtos diferenciados com indicações geográficas e denominações de origem únicas”, afirma.
Além disso, o livro inclui um capítulo específico, em linguagem acessível, sobre Direito Agrário e Tributário, considerado pelo autor como um tema crucial para a sustentabilidade das pequenas propriedades. “Com a complexidade do cenário tributário no Brasil, especialmente diante da iminente reforma, agricultores precisarão de assessoria especializada para adaptar suas gestões de maneira eficaz”, destacou Tejon.
O cooperativismo como alicerce
Outro ponto forte da obra é o destaque ao cooperativismo, tratado como um modelo essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Cooperativas são casas de educação intensiva que transportam seus cooperados a padrões elevados de performance, garantindo que ninguém fique para trás”, ressaltou o autor.
Reflexões de lideranças do agro
O livro conta com um posfácio escrito por José Otávio Menten, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS). Menten destacou a relevância do trabalho de Tejon: “Foi uma honra contribuir com o posfácio desta obra. A sensibilidade do autor em reconhecer o papel crucial dos milhões de agricultores familiares é inspiradora. Eles são fundamentais para consolidar o Brasil como uma potência agroambiental”.
Sobre o autor
José Luiz Tejon é uma das maiores autoridades em marketing para o agronegócio, com mais de 35 livros publicados. Além de sua vasta formação acadêmica em instituições como Harvard, MIT e Universidade Mackenzie, Tejon atua como conferencista internacional, conselheiro e sócio-diretor da Biomarketing. Seu trabalho reflete um compromisso constante com a educação e o desenvolvimento sustentável do setor agro.
Agricultura Familiar – Marketing Ético não é apenas uma obra técnica, mas um chamado para um novo olhar sobre as pequenas propriedades rurais. Com uma abordagem acessível e prática, o livro promete ser um marco na valorização da agricultura familiar brasileira.
Link para adquirir a obra: Link
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo (SP), com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: Link. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:
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