Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Jornalistas conhecem o Programa de Melhoramento Genético da Agro-Pecuária CFM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Lima Rodrigues entrevista o Gerente de Pecuária da CFM, Tamires Neto, para o programa Conexão Rural

Jornalistas e influenciadores Digitais do Agronegócio, que participam de Road Show em São Paulo, a convite da Texto Comunicação Corporativa (SP) conheceram na quarta-feira (15) detalhes do Programa de Melhoramento Genético da Agro-Pecuária CFM, em encontro realizado em Araras (SP). As informações foram repassadas pelo Gerente de Pecuária da CFM, Tamires Neto.

 

Comercialização cerca de 46 mil touros Nelore CEIP produzidos desde o início do programa de seleção, reforçando a posição de liderança no mercado de reprodutores no Brasil. Os reprodutores foram comercializados para todos os estados brasileiros e o Paraguai. Cerca de 60% dos touros são vendidos para pecuaristas que voltam às compras e que, muitas vezes, adquirem a genética CFM todos os anos.

 

Os reprodutores Nelore CFM são certificados pelo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para os touros comprovadamente superiores.

 

O programa de melhoramento genético da CFM foi pioneiro na seleção baseada em características econômicas e foi o primeiro programa brasileiro a obter o reconhecimento do MAPA. De acordo com as regras do CEIP, a CFM está apta a comercializar como reprodutores pouco mais de 30% melhores machos de cada safra. Em 2023, serão comercializados os touros jovens nascidos em 2021.

 

A CFM foi pioneira na comercialização de reprodutores Nelore com 24 meses de idade e revolucionou a forma de comercialização, sendo a primeira empresa a realizar leilões de grande volume de animais avaliados e certificados (Megaleilão). A empresa tem vários touros em coleta e comercialização de sêmen pelas Centrais de Inseminação nas quais já foram produzidas para própria CFM ou vendidas ao mercado mais de 1.500.000 doses de sêmen de seus reprodutores.

 

No início da década de 1990, a CFM inovou com a implantação do sistema de avaliação visual de touros por CPM, ainda hoje em vigor, que analisava os animais para características de Conformação (estrutura da carcaça), Precocidade (grau de acabamento de gordura) e Musculosidade (quantidade de músculo). Desde 1994, os geneticistas Joanir Pereira Eler e José Bento Sterman Ferraz, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, da Universidade de São Paulo, são responsáveis pela avaliação técnica do programa de melhoramento genético da CFM.

 

O programa de melhoramento da CFM tem o maior banco de dados individual de avaliação genética de Nelore do País com mais de 500 mil informações de animais desmamados, o que confere muita confiança aos dados e resultados do seu rebanho. Em conjunto com a equipe da USP/Pirassununga, a CFM foi uma das primeiras empresas a selecionar para precocidade sexual as novilhas Nelore em regime totalmente a pasto. A partir de 1994, passou a desafiar das novilhas aos 14/16 meses de idade com excelentes resultados, aumentando a rentabilidade da pecuária de corte. Mais recentemente, a CFM também passou a utilizar as ferramentas de análise de DNA e marcadores moleculares para formação de banco de dados interno e uso desta técnica para identificação de paternidade dos lotes de reprodutores múltiplos.

 

O rebanho atual da Agro-Pecuária CFM é de 25 mil cabeças, distribuídas em propriedades em Mato Grosso do Sul. O enfoque empresarial, o respeito ao cliente e a seleção rigorosa dos animais, direcionada para os sistemas de produção totalmente a pasto e semelhante aos usuários de sua genética, garantem a satisfação com uso de touros Nelore CFM.

 

 

MEGALEILÃO NELORE CFM SERÁ EM 03 DE AGOSTO DE 2023

 

O 25º Megaleilão Nelore CFM, evento que marca o início da temporada de venda de touros da CFM, será realizado no dia 03 de agosto, em Campo Grande. A CFM colocará à venda os melhores touros Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo MAPA) nascidos em 2021.

 

O Megaleilão coloca à venda os 500 melhores jovens reprodutores Nelore CEIP da safra em condições especiais de comercialização e de frete, com descontos progressivos nas baterias de touros e comissões de compra reduzidas de acordo com o volume de touros adquiridos, podendo chegar a zero.

 

“Neste momento, estamos concluindo a avaliação genética 2023 e podemos adiantar que a nova safra de touros está com muita qualidade. Eles chegarão ao Megaleilão com cerca de 2 anos de idade e prontos para trabalhar na estação de monta 2023/2024”, assinala Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

 

Todos os animais nascidos na CFM têm seu desempenho rigidamente acompanhado do nascimento ao sobreano. Os dados coletados nas fazendas seguem para avaliação genética na USP Pirassununga, sob responsabilidade dos profs. José Bento Sterman Ferraz e Joanir Pereira Eler. Apenas os machos que se destacam na avaliação genética, os cerca de 30% melhores, se tornam reprodutores e seguem para venda. “É a segurança de levar para as fazendas touros férteis, bem adaptados ao trabalho a campo e que carregam a melhor genética CFM, aprimorada durante mais de 40 anos para ganho de peso, precocidade sexual, rendimento de carcaça e fertilidade”, destaca Neto. (Com informações da Texto Comunicação Corporativa – SP).