
Foi inaugurada nesta sexta-feira (1°), em Balsas (MA), a nova unidade da Inpasa em Balsas, Maranhão. “O evento marca um passo significativo na expansão e no compromisso da Inpasa com o desenvolvimento sustentável do setor de biocombustíveis no Brasil”, segundo destacou o vice-presidente da empresa Gustavo Mariano.

A Inpasa é a maior produtora de etanol de grãos, DDGS e óleo vegetal da América Latina. Com foco em inovação e sustentabilidade, a companhia contribui para a segurança energética e alimentar do Brasil por meio de uma operação moderna, eficiente e de baixo impacto ambiental.
“A chegada da companhia à cidade representa um marco importante para o sul do Maranhão”, conforme destacou diretores da Inpasa e o governador do estado, Carlos Brandão.
Nesta primeira fase, a indústria terá capacidade para:
Processar 2 bilhões de toneladas de grãos (milho e/ou sorgo) por ano.
Produzir 925 milhões de litros de etanol
Gerar 490 mil toneladas de DDGS (farelo de milho para nutrição animal)
Produzir 47 mil toneladas de óleo de milho.

“A operação da empresa contribui significativamente para o fortalecimento da economia regional. Durante as obras, foram gerados cerca de 3 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Para a operação, já foram contratados mais de 500 profissionais, com foco na valorização da mão de obra local e no fortalecimento da economia regional”, afirmou em seu discurso Gustavo Mariano.

Além do governador Carlos Brandão e do vice-presidente, Gustavo Mariano, a cerimônia de inauguração da unidade da Inpasa em Balsas contou a presença do presidente do Conselho Administrativo da empresa, José Lopes; do CEO Eder Lopes; do prefeito de Balsas, Alan da Marisol, perfeitos da região sul do Estado, do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; do presidente da Federação das Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho; deputados federais e estaduais e produtores rurais da região do Matopiba(Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), entre outros convidados.
Detalhes em breve no Conexão Rural.
(Fotos e texto: Lima Rodrigues)
(Fonte: Assessoria de Imprensa da INPASA)